Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Queda na arrecadação causa preocupação para os Municípios da região
Anita Garibaldi
A constante queda na arrecadação, registrado pelos municípios da região dos lagos nos últimos meses, tem causado dificuldades para o cumprimento das obrigações das administrações municipais.
Os valores repassados pelos consórcios hidrelétricos, decorrente da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos, está decaíndo desde o início de 2008. E para abalar ainda mais a situação, o repasse do Fundo de participação dos Municípios - FPM teve uma queda significativa no último mês.
Para se ter uma idéia, Anita Garibaldi, que de todos os Municípios atingidos tem o maior faturamento, teve uma redução de aproximadamente 200% em comparação ao valor arrecadado no mês de janeiro.
"Isso torna o Município bastante complicado de ser administrado", comentou o Prefeito Rui Duarte.
Segundo ele, os compromissos foram feitos e precisam ser honrados com os fornecedores. "Dessa forma, somos obrigados a fazer mágica para honrar todos os compromissos", revelou Duarte, admitindo que a situação é bastante lamentável. "A receita caiu drasticamente e isso tem gerado um desconforto para todos nós", reclamou o Prefeito, acrescentando que não esperava uma queda dessa proporção, justamente nos meses que a arrecadação do FPM é menor.
A situação não é nada animadora, pelo menos por enquanto. A previsão do repasse da compensação financeira para o mês de junho é bem pior do que no mês anterior. Dados contidos no site da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel - indicam que o Município de Anita Garibaldi irá receber R$ 150.831,79. Isso representa uma baixa de quase 2% em relação ao valor arrecadado no mês de maio. "O jeito é torcer para que as chuvas continuem caindo dentro da normalidade durante o inverno e a receita referente as compensações financeiras voltem a se estabilizar num patamar bem mais elevado", completou o Prefeito.
Deixe seu comentário