logo RCN

Rumo à Vacaria no lombo de um cavalo

Anita Garibaldi

O grupo de amigos, denominados "Cavaleiros dos Lagos", estão na estrada mais uma vez. Agora o destino é o rodeio Internacional de Vacaria no Rio Grande do Sul. É a quarta vez que eles fazem essa rota no lombo de um cavalo.

A saída de Anita Garibaldi aconteceu na terça-feira (15)a tarde. A chegada no destino final ocorreu no domingo (20) pela manhã. Por onde passam, os cavaleiros de Anita fazem grandes amizades. As paradas para descanso e alimentação, acontecem em fazendas ao longo do percurso. "É novas amizades que vão surgindo", conta o Prefeito Rui Duarte, um dos integrantes da equipe.

Durante as paradas, sobra tempo para um bom chimarrão e as tradicionais rodas de prosas e cantorias.

Ao todo são 18 cavaleiros que estão participando do desafio. Alguns deles o fazem pela primeira vez. É o caso do empresário Célio Valtair Gomes e o filho Júnior. Os dois seguem juntos e se dizem encantados com as paisagens exuberantes encontradas pelo caminho. "É uma terapia para nossos olhos. O cansaço não é percebido, com tantos lugares bonitos que encontramos a todo o instante", diz Célião, como é conhecido pelos companheiros.

Por outro lado o médico veterinário Luiz Carlos Baldasso, destaca a integração como um forte aliado. "Estamos sempre ao lado de amigos, confraternizando essa integração, esse companheirismo, essas novas amizades que vamos encontrando durante o percurso", salientou.

A hospedagem na quarta-feira, segundo dia da viagem, foi na fazenda São Francisco, interior de Pinhal da Serra no Rio Grande do Sul. Lá, o grupo foi recebido pelo proprietário João Alceu Goulart, que há 81 anos cultiva a tradição e os bons costumes do mato. A noite um delicioso carreteiro foi servido aos visitantes. "Aqui somos todos uma família, por isso abro as portas da minha fazenda com todo o carinho e toda a hospitalidade possível para receber os cavaleiros dos lagos", disse seu João, que apesar da idade avançada, ainda procura estar presente na lida campeira e se diz um grande tradicionalista. "Sempre gostei de laçadas e outras atividades que mostram a nossa cultura. Pena que agora a idade não permite que eu acompanhe o grupo. Mas no domingo estarei lá presenciando a chegada dos amigos no rodeio".

Anterior

Brasileiros estão comprando mais pela Internet com cartão de crédito.

Próximo

Indústria de conservas já começa a produzir

Deixe seu comentário