Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
USINA DE NOTÍCIAS
BAESA
Curso de Culinária de Peixe de Água doce
A
s famílias residentes na Comunidade Rural Boa Vista, implantada pela BAESA (Energética Barra Grande S/A) na cidade de Anita Garibaldi, estão entusiasmadas com a possibilidade de aumentar a renda familiar com a criação de peixes em açudes comunitários. Nos dias 18 e 19 de março, elas participaram do Curso de Culinária de Peixe de Água Doce e já planejam levar adiante a piscicultura e melhorar a alimentação diária. "O projeto é viável e queremos aprender como melhor aproveitar o peixe", explica Marcelino Pereira Cabral, um dos moradores e participantes do Curso.Ministrado pela colaboradora da Epagri, Lílian Maria Sbecker Rodrigues, o curso priorizou a elaboração de diversos pratos à base de carpa e tilápia. Divididos em grupos, as famílias aprenderam na prática os segredos de receitas como patê de peixe, peixe de panela, lazanha de peixe, salpicão de peixe, peixe com farofa e outros. Ao final do curso, os presentes participaram de um almoço de confraternização, desfrutando os pratos elaborados pelos alunos.
Uma das facilidades de implantação da piscicultura na Comunidade Rural Boa Vista é que o projeto não requer maiores investimentos, pois é possível aproveitar o manancial de água já existente e desenvolver uma cultura com alto índice de proteína, como é o caso do jundiá e da carpa, dois peixes nutritivos que estão sendo criados, separadamente, em cada um dos dois açudes existentes. Além disso, a alimentação das espécies deve ser feita com pastagens, aproveitando os excedentes de capim, trevo, alfafa, aveia e azevém disponíveis na área comunitária.
BAESA repassa equipamentos de informática
N
o dia 1º de abril, a BAESA (Energética Barra Grande S/A) entregou equipamentos de informática para os profissionais da Educação, comerciantes e prestadores de serviços que se enquadraram nos requisitos do Edital lançado pela empresa em apoio ao Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). Foram contempladas 24 pessoas após a análise de documentos. Cada uma delas recebeu computador, impressora e estabilizador para aprimorar suas atividades profissionais, como o professor Anderson Gobetti, de Cerro Negro. A entrega foi realizada no CASA de Pinhal da Serra. Antes de receber os equipamentos, as pessoas participaram de uma oficina para aprender como ligar e usar os equipamentos.Para ser aprovado, o edital requeria que professores e comerciantes comprovassem redução salarial em decorrência da conclusão da Usina Hidrelétrica Barra Grande.
A análise dos documentos ficou sob a responsabilidade de um Comitê de Avaliação, formado voluntariamente por membros de entidades representativas da região, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Movimento dos Atingidos por Barragens, professores, empresários e lideranças comunitárias.
Os 24 contemplados somam-se aos 77 aprovados pela primeira versão do Edital, cuja entrega dos equipamentos foi realizada no dia 2 de julho de 2007. Com o benefício concedido a 101 profissionais, a BAESA contribui significativamente para a melhoria do trabalho dessas pessoas e ratifica sua missão de promover o desenvolvimento regional.
Pavimentação da SC-456: obras seguem a todo vapor
A
empresa Sconntec, responsável pela obras de pavimentação da estrada SC-456, no trecho que liga o município de Anita Garibaldi até a Usina Hidrelétrica Barra Grande, está concluindo o trabalho de terraplanagem. Os serviços estão em ritmo acelerado e, em diversos trechos, estão sendo feitas detonações para retirar rochas e preparar a pista para o futuro asfalto. Além disso, estão sendo finalizados os trabalhos de drenagem, construção de bueiros, drenos e canaletas.A estrada a ser pavimentada tem cerca de 14 quilômetros de extensão, sendo que a BAESA (Energética Barra Grande) vai pavimentar cerca de dez quilômetros e o governo do Estado ficará responsável por cerca de quatro quilômetros da estrada. Quando estiver pavimentado o novo trecho, o trajeto entre os municípios de Anita Garibaldi e Pinhal da Serra será feito pelo asfalto, possibilitando que catarinenses e gaúchos atravessem os dois estados por cima da barragem da Usina Hidrelétrica Barra Grande. O asfalto ligando a Usina até Pinhal da Serra foi concluído em março de 2006, e desde então, o trânsito foi aberto para a passagem de veículos por cima da barragem.
A ligação asfáltica também vai facilitar o escoamento da produção agrícola das famílias que residem nas comunidades do interior de Anita Garibaldi. O prefeito Rui Duarte acredita que o asfalto vai reduzir custos com transporte, proporcionando benefícios aos pequenos agricultores do município. "É uma obra de grande importância social", destaca.
Deixe seu comentário