logo RCN

USINA DE NOTÍCIAS

BAESA

Curso de Culinária de Peixe de Água doce

As famílias residentes na Comunidade Rural Boa Vista, implantada pela BAESA (Energética Barra Grande S/A) na cidade de Anita Garibaldi, estão entusiasmadas com a possibilidade de aumentar a renda familiar com a criação de peixes em açudes comunitários. Nos dias 18 e 19 de março, elas participaram do Curso de Culinária de Peixe de Água Doce e já planejam levar adiante a piscicultura e melhorar a alimentação diária. "O projeto é viável e queremos aprender como melhor aproveitar o peixe", explica Marcelino Pereira Cabral, um dos moradores e participantes do Curso.

Ministrado pela colaboradora da Epagri, Lílian Maria Sbecker Rodrigues, o curso priorizou a elaboração de diversos pratos à base de carpa e tilápia. Divididos em grupos, as famílias aprenderam na prática os segredos de receitas como patê de peixe, peixe de panela, lazanha de peixe, salpicão de peixe, peixe com farofa e outros. Ao final do curso, os presentes participaram de um almoço de confraternização, desfrutando os pratos elaborados pelos alunos.

Uma das facilidades de implantação da piscicultura na Comunidade Rural Boa Vista é que o projeto não requer maiores investimentos, pois é possível aproveitar o manancial de água já existente e desenvolver uma cultura com alto índice de proteína, como é o caso do jundiá e da carpa, dois peixes nutritivos que estão sendo criados, separadamente, em cada um dos dois açudes existentes. Além disso, a alimentação das espécies deve ser feita com pastagens, aproveitando os excedentes de capim, trevo, alfafa, aveia e azevém disponíveis na área comunitária.

BAESA repassa  equipamentos de informática

No dia 1º de abril, a BAESA (Energética Barra Grande S/A) entregou equipamentos de informática para os profissionais da Educação, comerciantes e prestadores de serviços que se enquadraram nos requisitos do Edital lançado pela empresa em apoio ao Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). Foram contempladas 24 pessoas após a análise de documentos. Cada uma delas recebeu computador, impressora e estabilizador para aprimorar suas atividades profissionais, como o professor Anderson Gobetti, de Cerro Negro. A entrega foi realizada no CASA de Pinhal da Serra. Antes de receber os equipamentos, as pessoas participaram de uma oficina para aprender como ligar e usar os equipamentos.

Para ser aprovado, o edital requeria que professores e comerciantes comprovassem redução salarial em decorrência da conclusão da Usina Hidrelétrica Barra Grande.

A análise dos documentos ficou sob a responsabilidade de um Comitê de Avaliação, formado voluntariamente por membros de entidades representativas da região, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Movimento dos Atingidos por Barragens, professores, empresários e lideranças comunitárias.

Os 24 contemplados somam-se aos 77 aprovados pela primeira versão do Edital, cuja entrega dos equipamentos foi realizada no dia 2 de julho de 2007. Com o benefício concedido a 101 profissionais, a BAESA contribui significativamente para a melhoria do trabalho dessas pessoas e ratifica sua missão de promover o desenvolvimento regional.

Pavimentação da SC-456: obras seguem a todo vapor

A empresa Sconntec, responsável pela obras de pavimentação da estrada SC-456, no trecho que liga o município de Anita Garibaldi até a Usina Hidrelétrica Barra Grande, está concluindo o trabalho de terraplanagem. Os serviços estão em ritmo acelerado e, em diversos trechos, estão sendo feitas detonações para retirar rochas e preparar a pista para o futuro asfalto. Além disso, estão sendo finalizados os trabalhos de drenagem, construção de bueiros, drenos e canaletas.

A estrada a ser pavimentada tem cerca de 14 quilômetros de extensão, sendo que a BAESA (Energética Barra Grande) vai pavimentar cerca de dez quilômetros e o governo do Estado ficará responsável por cerca de quatro quilômetros da estrada. Quando estiver pavimentado o novo trecho, o trajeto entre os municípios de Anita Garibaldi e Pinhal da Serra será feito pelo asfalto, possibilitando que catarinenses e gaúchos atravessem os dois estados por cima da barragem da Usina Hidrelétrica Barra Grande. O asfalto ligando a Usina até Pinhal da Serra foi concluído em março de 2006, e desde então, o trânsito foi aberto para a passagem de veículos por cima da barragem.

A ligação asfáltica também vai facilitar o escoamento da produção agrícola das famílias que residem nas comunidades do interior de Anita Garibaldi. O prefeito Rui Duarte acredita que o asfalto vai reduzir custos com transporte, proporcionando benefícios aos pequenos agricultores do município. "É uma obra de grande importância social", destaca.

Anterior

Pinheirinho faz mais uma vítima no futsal de Campo Belo

Próximo

Mulheres participam de encontro em Cerro Negro

Deixe seu comentário