logo RCN

Usinas oferecem recursos para pesquisas acadêmicas

Usina de Notícias

Pesquisadores interessados em desenvolver estudos em áreas relacionadas com meio ambiente, geração de energia, segurança no trabalho e eficiência energética podem apresentar seus projetos à BAESA (Energética Barra Grande S/A) e à Enercan (Campos Novos Energia S/A). As duas empresas estão recebendo propostas para financiar pesquisas que analisem temas estratégicos para aprimorar o desempenho das Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos, tanto no aspecto socioambiental quanto na área energética.

Ao financiar pesquisadores, a BAESA e a Enercan pretendem fortalecer a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com vistas a obter informações destinadas a melhorar a gestão ambiental, dispor de novas tecnologias para melhorar a eficiência energética e automatizar os trabalhos de inspeção e manutenção de redes elétricas.

A elaboração de projetos na área de Pesquisa e Desenvolvimento atende à lei 9.991, de 24 de julho de 2000, que dispõe sobre a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento por parte das empresas concessionárias de geração de energia elétrica. Conforme o dispositivo legal, empresas como a BAESA e a Enercan devem investir, anualmente, o montante de, no mínimo, 1% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico.

Anterior

Usina Garibaldi vai atingir 539 famílias

Próximo

Semana Farroupilha inicia com sucesso

Deixe seu comentário