Educação é algo muito abrangente. Uma boa educação abrange desde o modo como alguém se comporta socialmente – as boas maneiras aprendidas em casa – até o nível de instrução relativo às faculdades intelectuais.
Hoje em dia qualquer um que queira ocupar um bom espaço social, de trabalho, por exemplo, deve ser, literalmente, bem educado em todos os sentidos. A simplicidade é cada vez mais vista como sinônimo de falta de inclinação a uma boa educação, fato que comprova o valor atribuído à educação adquirida por meio dos bancos das instituições de ensino.
Embora ter boas maneiras devesse ser mais importante do que ter uma boa instrução, no que diz respeito aos atributos essenciais a um cidadão, hoje em dia é o grau de formação que parece justificar o caráter. Sendo assim, toda a chance de aprimorar conhecimentos, no que diz respeito ao nível de graduação, é agarrado com vontade pela maioria das pessoas.
Com a educação (tanto a caseira quanto a escolar), aprende-se a interagir com o meio em que se está acostumado a viver, desenvolvendo valores para toda uma vida. A união da educação formal e informal, na verdade, é a melhor forma de interagir no âmbito sociocultural compreendendo o quanto são importantes as mais diversas formas de expressão, aprimorando, assim, o processo educativo pelo qual cada indivíduo passa.
Qualquer um que seja efetivamente educado sabe de seus deveres e obrigações, expressando-se com respeito às diversas formas de cultura, sabendo criticar de um modo construtivo e aproveitando para aprender mais a cada dia, dentro e fora da sala de aula... Dentro e fora de casa.
Deixe seu comentário