Há pouco tempo o papel das mulheres na sociedade urbana era limitado a cuidar da casa, dos filhos e do marido, dando-os conforto e garantindo a manutenção e a ordem do lar. A mulher era a estrutura sustentadora do ambiente familiar.
O tempo passou, os casamentos não são mais tão resistentes como outrora, as mulheres perceberam que são boas administradoras e conquistaram independência e direitos semelhantes aos dos homens. A única coisa que não muda é que criança continua sendo criança e precisa de cuidados.
Nos dias de hoje uma das pessoas mais importante no processo educacional é o pedagogo, e isso tem sido reconhecido, afinal, vejam bem, esta semana a Região dos Lagos inaugurou duas novas creches que receberão gratuitamente crianças de zero a cinco anos, ajudando os pais com as despesas com as babás e com a educação dos filhos.
Desde que nascem, as crianças iniciam um processo de desenvolvimento cognitivo que passa por diversas fases, a primeira delas é descrita por Piaget como a do desenvolvimento sensório-motor, no qual o bebê começa a elaborar esquemas de ação que o auxilia a compreender o meio onde ele se encontra, neste estágio é muito importante a estimulação dos sentidos da criança, as quais começam a compreender de forma nata a realidade a seu redor.
Ninguém melhor do que os pais para observar e bajular o filho que começa a ver graça nas caretas identificando o que é engraçado e o que não tem graça nenhuma, porém ninguém melhor do que um pedagogo bem preparado para ajudar nesses processos de desenvolvimento cognitivo, complementando a ação da família e da comunidade na educação da criança.
Não há como negar que a estrutura das novas creches é excelente e traz um espaço pronto para o atendimento das crianças, porém nunca é demais investir na educação: a educação continuada dos educadores, afinal os tempos mudam o educador não pode ser como uma parede, imóvel. A criança sempre vai estar na frente quando se trata de desenvolver-se, mas é necessário cuidado para que estrutura e professores possam acompanhar esse desenvolvimento.
Deixe seu comentário