logo RCN

Água = Vida

 A dependência dos seres vivos da água é indiscutível. Se pensarmos na ausência de muitos serviços que temos a disposição em casa, supondo em ficar sem energia elétrica, sem telefone e sem gás. De fato estes itens farão muita falta e podem trazer prejuízos, mas há como manter-se sem. Agora se imagine sem água. A falta deste recurso o faria ter que sair de casa e buscar uma solução. Ela não é somente importante para o dia a dia, no trabalho ou de modo pessoal, é basicamente quem garante a sobrevivência.

Atualmente a região Sudeste do Brasil (a mais populosa do país) passa pela pior crise hídrica dos últimos 84 anos, enquanto a região Norte enfrenta grandes enchentes. As mudanças climáticas mostram resultados negativos, inclusive, no volume de chuvas, que não caem como em anos anteriores. Seja pela falta ou pelo excesso desse bem natural é visível o poder que a água tem. 
Sobre os vilões que estão por trás de todo este contexto pode se dizer que são todos os incontáveis que não tem educação ambiental, que não economizam e nem preservam a qualidade e a existência da água.
No domingo, dia 22 de março, comemora-se mundialmente o Dia da Água, e o que é perceptível nas campanhas a respeito, refere-se ao uso consciente da mesma. É preciso correr contra o tempo e tentar reverter o quadro calamitoso em que se encontra o precioso recurso oriundo da natureza.
Temos direito a água, certamente. Mas também temos o dever de fazer uso racional dela. Acima de tudo, a água deve ser percebida como bem comum.
Não é porque o Brasil é um dos países no mundo com maior quantidade de água que podemos achar que por isso não há necessidade de economizá-la, pelo contrário é preciso preservá-la e garantir que ela fique potável e exista.
 
Anterior

Salas de aula vazias em busca de professores mais motivados

Próximo

A verdadeira beleza feminina

Deixe seu comentário