As histórias de 45 dias de campanha eleitoral
Às 17 horas do domingo, dia 2 de outubro, foi um momento muito aguardado, afinal encerrava-se ali mais uma campanha eleitoral, e os nomes dos administradores municipais seriam revelados a partir da decisão das urnas. Segundo turno não é o caso dos nossos municípios da Região dos Lagos, desta forma a noite de domingo foi iluminada pelos fogos em comemoração à vitória dos eleitos pela maioria dos votos.
Nos nove municípios da nossa região, muitas emoções fizeram parte desses 45 dias de campanha. Se compararmos de 16 de agosto até o dia 1º de outubro, puxamos da memória as mudanças ocorridas. Em Capão Alto e Anita Garibaldi, Luiz Freitas e Beto Marin, respectivamente, saíram da disputa do pleito, e no lado gaúcho o candidato a vice-prefeito Rodrigo Jacobi da Motta também não participou da eleição. No meio deles esteve a Justiça Eleitoral que, senão botou medo pelo que poderia acontecer num futuro bem próximo, logo entendeu que havia desobediência no cumprimento da legislação e por isso não permitiu continuar concorrendo.
A Operação Patrola também apareceu durante a campanha e causou, no mínimo, incômodo, para alguns candidatos. Desconforto também teve o candidato a prefeito em Campo Belo, Firmino Branco, que somente no dia 30/09 pôde ficar aliviado com o registro com o status de deferido.
Entre as idas e vindas e as reviravoltas desses 45 dias, o que mais chocou aconteceu justamente na noite anterior ao dia da votação. Vargem viveu momentos de terror com a morte de duas pessoas. Não eram candidatos e os óbitos não interromperam o percurso das eleições, mas foram vidas ceifadas por aquilo que não se almeja vivenciar na política.
Construir vínculos de amizade depende de um ciclo de convivência e demais fatores. Nesse período de campanha a dedicação de zelar pela amizade foi por muitos ignorada. Dia 3 de outubro chegou, o que se registrou nas urnas está firmado, e aquela amizade e as pessoas que morreram nesse espaço de tempo, voltam? As amizades tomara que prevaleçam acima da discussão partidária ou ideológica.
Nessa edição, que antecipamos para levar a notícia de forma mais adiantada até você, amigo leitor, trazemos todos os detalhes dos resultados das eleições em cada um de nossos municípios de abrangência. Veja quem são os administradores dos Lagos, a quem a maioria acreditou e espera o retorno por meio de um trabalho com responsabilidade, devolvendo a confiança depositada nas urnas.
Deixe seu comentário