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As mudanças nas ações do verbo educar

 Milhares de alunos voltaram às salas de aula nesta semana. Outros estão com aquele gostinho de saudade, por já terem concluído esta etapa educacional.

Voltar a estudar significa uma progressão de aprendizagem, pois a cada ano há um avanço de etapas, seja na educação infantil, fundamental, ensino médio ou superior.
Para receber os estudantes todo ano, um grande contexto se prepara. São escolas, universidades, direções, professores, Secretarias de Educação, Prefeituras, Administrações Municipais, entre outros setores, que antes de dar as boas vindas organizam a estrutura de recepção e o que será desenvolvido. Para o bom funcionamento da educação são muitos os quesitos necessários. 
Ao longo do tempo ocorrem mudanças em tudo que nos cerca, inclusive com os modos de ensinar.
A maioria da geração, que hoje ocupa os bancos escolares, são os filhos de estudantes que naquela época tinham o respeito com os professores como principal aliado. Não vamos referimos-nos como antigamente, mas talvez como anos atrás, não havia nenhum tipo de modernidade comunicativa entre os alunos. Celular, nem pensar. Hoje os alunos podem até esquecerem o caderno ou algum tipo de material de estudo, mas não se esquecem de levar o celular para a escola. Achar culpados seria incoerente, pois isso se chama o acompanhamento da evolução tecnológica e global.
A tecnologia aplicada de forma correta e proveitosa nas escolas pode ser uma grande aliada da educação. Capão Alto mostrou nesta semana que isso pode ser possível. Lousas digitais foram compradas pela Prefeitura e colocadas em sala de aula. Mais do que facilidade e modernidade isso significa interatividade e inovação no ensino. Outros municípios da Região dos Lagos também apresentam desenvolvimento nesta área. 
Diante de tantas formas de dispersar a atenção das pessoas (neste caso comentamos de modo especial aos estudantes) é necessário repensar as formas de ensinar. Aulas, que somente, vão do livro para o caderno, engessadas entre as quatro paredes da sala, estão caindo de moda. A interdisciplinaridade, trazer o que está acontecendo na atualidade, e inclusive fazer da tecnologia da comunicação uma aliada são fatores que se tornam cada vez mais urgentes.
Por favor, não interpretem que ler, estar na sala de aula e escrever sejam ultrapassadas, isso não. Mas agregar outros atributos a essas bases primordiais do ensino são pontos a se pensar.
E para isso é fundamental que haja estrutura capaz de atender a essas demandas, desde o professor ao material de ensino. Não adianta haver material diferenciado se o professor não souber manuseá-los, eles precisam receber capacitação para poder retribuir de maneira eficaz a obrigação de ensinar de acordo com a tecnologia atual e futura. 
 
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