Como está a situação financeira do seu município?
Para os governantes que já estão no comando de seus municípios há quatro anos e chegaram à reeleição não há novidades, pois são conhecedores da realidade vivida diariamente nos últimos quase quatro anos, porém para os iniciantes que estão chegando agora, cabe buscar entender como está a situação, principalmente financeira, pois é ela que comanda as ações do município e o que o gestor pode ou não fazer.
Para buscar entender um pouco mais da situação, não somente municipal mas também federal, é que os prefeitos tanto os reeleitos como os novatos, seguiram rumo a Brasília para se inteirarem dos assuntos, visitar deputados e participar de um seminário organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Provavelmente muitas surpresas eles encontraram e ainda irão encontrar, uma vez que a situação do país não vai das melhores e consequentemente isso reflete nas finanças municipais, pois no bolo tributário a fatia dos municípios é muito inferior as obrigações que cada município deve arcar. Cada vez mais os municípios recebem obrigações que são difíceis de realizar, e ao final de tudo o bolo tributário acaba se tornando uma bola de neve, deixando os administradores de mãos atadas. Mas, se as disputas eleitorais aconteceram e em muitos lugares de forma acirrada, é porque governar um município ainda é vantajoso e então eles terão que fazer milagres para governar certos municípios da região, uma vez que nem com aumento do bolo tributário irão tirar as contas do vermelho.
Deixe seu comentário