Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos
Junho chegou, e antes de iniciarem as festas juninas, o mês começa instigando à reflexão sobre nossas atitudes com relação ao meio ambiente.
Conforme o tempo passa, infelizmente, o que mais se vê é a degradação com esse bem comum, e os reflexos afetam a todos.
Desde simples atos, até os mais absurdos, somados chegam à realidade que vivenciamos. Enquanto separar o lixo for visto como algo desnecessário, inclusive por pessoas que se dizem inteligentes e "estudadas", realmente vamos só regredir. A esperança está naqueles capazes de entender a importância dos gestos individuais e coletivos para reverter o abismo que está sendo seguido.
De uns tempos para cá, falar de meio ambiente tem sido um assunto bem em pauta, inclusive (e que bom) na educação, um dos berços da sociedade. Vemos crianças com atitudes responsáveis e ambientalmente corretas, diferente de muitos adultos. Otimistamente, espera-se que as novas gerações mudem a sociedade para melhor, pelo menos nesse aspecto.
Mesmo que de forma precária (às vezes), o poder público oferece condições, como por exemplo, a coleta dos resíduos. Para os anitenses, mais vergonhoso é ver as pessoas levando o lixo todo misturado, e pra piorar quando ainda fazem isso numa sexta-feira à tarde, sabendo que a empresa recolherá só na segunda-feira. Aí não adianta brigar com os cachorros que viram o lixo, porque a culpa não é deles se tem tanto resíduo que a capacidade da lixeira excede. Também não vale falar mal de que a cidade fica feia com lixo jogado pra fora da lixeira, é só levar no dia certo que isso não acontecerá.
Ninguém é tão desinformado pra não saber os dias da coleta e em quais é o lixo reciclável e o orgânico. Mas vale repetir: segundas e quintas-feiras é o lixo orgânico e nas terças e sextas-feiras o lixo reciclável. Entendido?
Nem pedindo muitas bênçãos dos santos do mês de junho: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, se cada um não fizer sua parte, não vai ter jeito. Milagres nesse caso não existem.
Dia do Meio Ambiente (5 de junho), e não só nessa data, mas sempre é dia de refletir e mudar para melhor. Ninguém, fora nós e todos os seres que vivem nesse mundo, pagarão por nossos atos, a culpa e as consequências são nossas.
Deixe seu comentário