logo RCN

Cultura, a identidade de um povo

A cultura é o que identifica uma sociedade, um povo.

A cultura é o que identifica uma sociedade, um povo. Muitas pessoas dizem que quem lê é uma pessoa culta, até concordamos que a leitura contribui para a formação de conhecimento, mas cultura é muito mais que ler livros, assistir peças teatrais, frequentar lugares com pessoas influentes, a cultura que me refiro está no sangue das pessoas, no que ela carrega de sua trajetória de vida, seus conhecimentos não somente intelectuais, mas de mundo, além de tudo que aprenderam com seus antepassados.

Assim como a cultura de um grupo não é formada somente de coisas materiais, os costumes também fazem parte dela, e são por eles que devemos zelar para que possamos preservar a nossa identidade e sermos únicos e reconhecidos por esta unidade, já que existem diferentes culturas que podem estar inseridas em um mesmo ambiente, em uma mesma região geográfica, embora acabem formando uma só.

Nossa cultura muitas vezes sofre influências de outras, como exemplo disso podemos destacar quando pessoas de outras cidades nos visitam ou passam a conviver no nosso meio social. Eles acabam, sem que percebamos, nos influenciando e os costumes muitas vezes são modificados ou agregados a outros.

Em nossa região destacam-se as tradicionais danças gaúchas, o chimarrão, o churrasco, costumes que aos poucos vão se perdendo, como as músicas do Mano Lima que sedem lugar às do Mano Brown, mais apreciado pela juventude. Com nossos avanços tecnológicos e a globalização acabamos substituindo, suprimindo, modificando ou até eliminando ações culturais que nos pertencem. Cabe a nós não deixar que a evolução de nossa espécie ofusque o glamour e a importância do passado, valorizar os detalhes de nossa vida e da vida de grandes povos e pessoas, além do legado que eles nos deixaram.

Anterior

Palavras ao imortal anitense

Próximo

O Dilema da profissão. O que seguir?

Deixe seu comentário