logo RCN

Dia dos pais

O dia dos pais foi comemorado pela primeira vez no ano de 1910 nos Estados Unidos.

O dia dos pais foi comemorado pela primeira vez no ano de 1910 nos Estados Unidos. No Brasil a data passou a ser comemorada a partir do ano de 1953, quando o Jornal O Globo do Rio de Janeiro propôs a comemoração como forma de incentivo a celebração em família. No início a data era comemorada no dia 16 de agosto, Dia de São Joaquim, mas após uma análise de que o domingo era o dia mais propício para as reuniões em família a data passou a ser celebrada no segundo domingo de agosto.

Como as mães, que tem a sua data comemorada no segundo domingo de maio, o dia dos pais não é menos importante. Nós filhos devemos ser cientes que os pais desempenham um papel fundamental na estrutura familiar e na criação de seus filhos e são eles os responsáveis pela formação e a criação do caráter de seus filhos. Os filhos na maioria das vezes seguem os passos dos pais os quais são o exemplo positivo ou negativo para os seres que serão, de certa forma, moldados por eles.

Ser pai não é uma tarefa fácil, requer talento e dedicação, pois serão eles que guiarão e ajudarão os filhos das tarefas mais fáceis as mais difíceis. Será ele que ajudará a dar os primeiros passos, incentivar nos esportes, estudos. O papel de pai não é somente dar o suporte nas coisas materiais mas sim amor, carinho e compreensão.

Assim como os filhos têm deveres e devem respeito a seus pais, a paternidade não significa somente poder, mas principalmente dever; de ensinar, acompanhar seu crescimento e principalmente na formação moral de seus filhos.

Anterior

O Dilema da profissão. O que seguir?

Próximo

Doce Inocência ? Parte II

Deixe seu comentário