logo RCN

Educação X Meio Ambiente

Você vai ao supermercado, realiza suas compras, passa ao caixa e as compras são acomodadas em sacolas plásticas. Dentro dessas sacolas estão embalagens, dentro dessas, muitas vezes outras embalagens para enfim chegar ao produto adquirido.

Se parar para analisar, produzimos diariamente uma enorme quantidade de 'lixo' que pode ser reciclado, reutilizado e descartado de forma consciente, legal e que contribua com a preservação do meio ambiente.

Por anos, os seres humanos foram produzindo lixo, sem a devida preocupação com o seu descarte e hoje são sentidas na pele as consequências desse descaso. Por isso, cada dia mais o tema reciclagem e meio ambiente estão inseridos nas escolas e nas pautas de estudos.

Recentemente um projeto que há três anos é desenvolvido na região vem chamando a atenção para o problema, e esse projeto já começa com um nome bem sugestivo e que leva a população a pensar: "Sabe o lixo? Virou arte!".

Com esse propósito de reciclar, os alunos são instigados a produzir, a criar e a soltar a imaginação com tudo aquilo que um dia foi considerado lixo e hoje em dia é visto como objetos que produzem arte, seja para fabricar instrumentos musicais, acessórios, roupas e até mesmo objetos decorativos.

São infinitas as possibilidades de se criar com aquilo que é considerado lixo. Além das campanhas que são realizadas nas escolas, buscando contribuir com a preservação e angariando recursos para serem investidos em projetos sociais, a exemplo do Projeto Tampinha Legal, que visa a arrecadação de tampinhas plásticas que estão sendo separadas, limpas e serão vendidas. Com o dinheiro arrecadado será possível realizar ações sociais em prol da comunidade.

Você pode colaborar, separando as tampinhas e levando até os pontos de coletas espalhados pelo município de Anita, ou ainda entregar para os alunos da Escola José Borges da Silva que estão participando de uma gincana para arrecadar essas tampinhas. Esse mesmo projeto também é desenvolvido por uma ONG no município de Esmeralda.

Podemos observar que é muito simples ajudar e isso pode começar na sua residência, separando o lixo, separando as tampinhas e, principalmente, respeitando os dias de coletas do lixo sujo e do lixo reciclado. Se cada um for responsável pelo seu lixo e cuidar da sua casa, teremos um mundo melhor e saudável para as futuras gerações.


Anterior

Elas enfrentaram o câncer e hoje são exemplos de superação

Próximo

Cuidem de nossas crianças

Deixe seu comentário