logo RCN

Exemplo de masculinidade em Campo Belo

 A cada três pessoas adultas que morrem, duas são homens, de acordo com dados informados pela política nacional de saúde do homem. De modo geral, eles vivem 7,6 anos a menos do que as mulheres. As doenças do coração, como o infarto; os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), a pneumonia, a cirrose e o diabetes estão entre as principais causas de mortes entre eles. Essas doenças, na maioria, são fáceis de serem evitadas com hábitos de vida saudáveis. O diagnóstico delas também é fácil de ser reconhecido, entretanto, para isso, exames rotineiros devem ser feitos sem medo e sem constrangimento.

O mês de agosto é dedicado em todo o país à atenção da saúde do homem, com campanhas que lembram a importância de cuidar-se para poder aproveitar melhor a vida. Em Campo Belo do Sul, por exemplo, essas campanhas mostraram que são eficientes para conscientizar e para alertar certos problemas que podem atingir a parcela masculina da população. Diferente do que se costuma ver nesses encontros que tratam da saúde do homem, nos quais apenas um ou outro gato pingado comparece, em Campo Belo mais de trezentos homens não fugiram da raia e compareceram (e isso que o encontro era voltado exclusivamente para aqueles que vivem no campo).
Ainda é cedo para dizer se os viventes da região urbana são tão interessados com sua saúde quanto os da zona rural, entretanto pode-se afirmar que o trabalho de divulgação do evento parece ter sido bem eficiente. A iniciativa do Sindicato Rural, que contou com o apoio do SENAR, da rede municipal de saúde e outros parceiros, foi muito importante para incentivar ainda mais os homens a comparecerem no encontro e reafirmarem seu compromisso com a saúde.
É uma questão socialmente enraizada esta de que o homem deve ser forte. Essa questão também é estupidamente desnecessária e altamente prejudicial à força masculina. Homem que foge de exame por que diz que é frescura (quando na verdade tem medo) pode ser considerado a vergonha da espécie.
Anterior

Comunidade beneficente

Próximo

Da Copa para o Festival

Deixe seu comentário