logo RCN

Falta chuva? Você também tem uma parcela de culpa

Abrir a torneira no conforto de casa e encontrar ali uma água limpa e de boa qualidade para o consumo é o desejo de cada pessoa. Caminhar pelos campos e ver rios e riachos cheios, com a água cristalina percorrendo seus leitos, e preparar a terra para o plantio e após o período de fecundação colher o alimento que será distribuído não somente para as pessoas de sua família, mas quando unido a um grande montante, irá saciar a fome de uma grande população, é o desejo de muita gente.

Quando você pensa nas consequências da falta de água, isso assombra e faz pensar em como o assunto é tratado e abordado por cada cidadão.

Se hoje você tem entre 20, 30, 40 anos já deve ter ouvido falar pelas pessoas mais experientes de como aquele rio era volumoso, como aquele córrego era cheio, como a água nas vertentes eram em abundância e com o passar dos anos essas histórias vão se desfigurando, mudando de rumo e por que não dizer, vão sumindo.

Durante anos, e ainda isso acontece, as pessoas foram se utilizando do meio ambiente, sem preocupações de como seria no futuro. Hoje, a agricultura sofre com a falta de chuva em algumas regiões, o gado possui pouca água para matar a sede e até mesmo pessoas correm o risco de ter a água potável que chega em suas casas, racionada, para não faltar.

Aí você se pergunta, será Deus?

E nós respondemos que não. Essas são apenas as respostas do meio ambiente. As respostas do desmatamento, das queimadas, do corte indevido de árvores, da matança de animais e o preço do querer sempre mais.

O meio ambiente pede socorro já faz alguns anos, porém muitas pessoas ainda não se deram conta de que esse socorro já vem sendo gritado há bastante tempo e, se nada for feito, qual será o futuro das próximas gerações?

Deixemos de olhar um pouco para o próprio umbigo e passemos a olhar mais ao redor, passemos a observar mais a realidade também do seu vizinho e deixe de lado a ganância do querer mais, pois no futuro, provavelmente, você não terá tempo suficiente para desfrutar de todo o desprazer que vem causando ao meio ambiente e quem sofrerá as consequências serão os seus descendentes.

Pense nisso!

Ainda é possível fazer alguma coisa, basta querer.


Anterior

Todo trabalho precisa de remuneração justa

Próximo

Registrando a vida e os acontecimentos

Deixe seu comentário