Estamos iniciando uma época que não é vista com uma cara muito boa por algumas pessoas, as quais já lembram que agora é o tempo daqueles que vêm de quatro em quatro anos batem à porta com propósitos sem relevância. Para outras pessoas, porém, está é a época em que poderão ser analisadas pela primeira vez as propostas que poderão fazer parte do futuro do município.
Agora é o tempo de mudar de assunto. A conversa joga o futebol para escanteio e gira entorno dos candidatos, os quais aprendem a conviver com as orelhas quentes, já que estão na boca do povo. O assunto nas reuniões entre familiares, ou em qualquer outro tipo de encontro, a partir de agora tem um novo sentido subentendido: conquistar uma “ajudinha”. Alguns tendem a persuadir com um discurso treinado durante anos, porém muitos ainda escolhem as palavras com medo, afinal muitas vezes se lançam na aventura política sem muito conhecimento da causa e respectivas leis eleitorais.
Entramos no período das campanhas e daqui a aproximadamente dois meses e meio escolheremos novos representantes para mais quatro anos, seja prefeito, vice-prefeito ou vereadores. Mas, observando bem, não escolheremos somente os representantes, como também assumiremos responsabilidades com o dia de amanhã do nosso município, visando um futuro cada vez melhor.
Nesse período é o momento de cada cidadão avaliar o que precisa ser mudado na sua cidade e também apresentam as suas ideias aos que se candidataram a assumir uma administração pública, porém não é e nunca será o momento de pedir algo em troca de seu voto. De que adianta fazer troca de voto, vender o seu voto (algo que é considerado crime eleitoral) e mais tarde não ter como cobrar algo do novo governante.
O Brasil é democrático cada um faz sua escolha, portanto escolham pelo certo, pelo justo e avalie muito bem suas atitudes antes de colocá-las em prática. Afinal cada um é responsável pelos seus atos e tem o dever de contribuir para um município e região cada vez melhor, justamente pelo fato de ser uma democracia.
Antes de apertar as teclas nas urnas no dia 7 de outubro, lembre-se que você é responsável pelas escolhas. Voto consciente é voto pensando no conjunto de uma cidade, de um povo, e não pensando em si próprio, em tirar vantagens de algo ou de alguém.
Deixe seu comentário