Tem muita gente se arrastando essa semana graças aos sessenta minutos a menos de sono. Parece incoerência dizer na primeira semana do horário de verão que ele vem para que as pessoas aproveitem melhor o tempo. Até que o corpo se acostume com a nova rotina do relógio, muitos bocejos acompanharão muita gente na escola e no trabalho, onde a jornada começa cedo.
Embora a economia de energia seja considerável graças ao novo horário, que existe justamente para aproveitar mais a luz natural durante os dias de verão, muita gente que acorda cedo não gosta de perder uma hora de descanso por ano e ainda passar por alguns dias tendo que levantar enquanto está escuro. Mas, tudo é compensado, de um modo ou de outro.
Apesar dos que não gostam, pesquisas indicam que mais de 70% da população aprova a medida, que foi regulamentada em 2008 pelo decreto presidencial 6.558. Assim, anualmente à zero hora do terceiro domingo de outubro todos que moram nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro já sabem que tem que adiantar o relógio, querendo ou não.
De acordo com especialistas, o tempo para se adaptar ao horário de verão é de oito dias, embora não pareça, afinal a ilusão de que as horas demoram mais para passar, reforça o mal-estar dos primeiros dias no novo esquema.
Entretanto, no auge do verão, as horas a mais de sol proporcionadas são tudo o que sempre se pediu para tomar um chimarrão ao final da tarde, fazer uma caminhada e tirar do corpo o sedentarismo, conversar com os amigos e até para aproveitar mais a família com um passeio ou brincadeiras ao ar livre com filhos pequenos.
Quando se pensa assim, vendo o lado mais positivo do novo horário, qualquer aflição passageira vale a pena. Nem mesmo a economia de energia elétrica pode compensar a importância da energia positiva que aparece quando as amizades, os hobbies e a família ganham um tempinho a mais.
Este ano, desde a madrugada do dia 20, os finais de semana com a conversa despojada num barzinho ou o namoro ao pôr do sol das 20h30 são apenas algumas das opções que deixarão o tempo passar tão rápido quanto o próprio horário de verão.
Deixe seu comentário