O exemplo que vem de cima
Para definir rapidamente o corpo humano, pode-se dizer, a princípio, que ele é um conjunto de diversas partes que se relacionam para fazer com que o organismo funcione sem problemas. A fragilidade deste organismo é por diversas vezes subestimada, entretanto todos os que abusam desta característica estão mais do que cientes de que algum dia podem arcar com fortes consequências. Má alimentação e falta de exercícios são apenas dois dos principais determinantes para a saúde do corpo humano, afinal uma série de importantes cuidados deve ser tomada.
Parece que há pessoas que não percebem, mas tanto no inverno quanto no verão o corpo sofre com as variações e as características particulares de cada estação. Uma das partes mais sensíveis a estas variações é a garganta, a qual no inverno pode sofrer principalmente com infecções virais, enquanto no verão as alergias e o clima seco colaboram com irritações. Qualquer tipo de problema na garganta pode dificultar a alimentação e a respiração, mas compromete principalmente a voz.
Durante 2011, o presidente Lula foi diagnosticado com um tumor maligno na laringe, uma importante parte da garganta. O tabagismo e o álcool são fatores que potencializam esta doença – e todos sabem que o ex-presidente e chegado em uma cachacinha de vez em quando, o que chegou a ser alardeado como "preocupação nacional" pelo The New York Times, um dos mais influentes jornais do mundo.
Um outro exemplo vindo de 2011, calou, literalmente, uma das vozes mais potentes e emocionantes que o mundo já viu nos últimos anos, a cantora inglesa Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele. Dizem que a cantora tem o dom de fazer homens crescidos chorarem com suas composições, mas nos últimos dias quem chorou mais foi ela mesma após passar por um problema nas cordas vocais que a levou à mesa de cirurgia. De acordo com jornais britânicos, Adele deseja deixar Londres, onde vive, por conta do ar poluído que pode estar afetando sua voz, só resta saber se além da atmosfera londrina a cantora também deixará definitivamente o cigarro. É poluição por dentro e por fora da rechonchudinha cantora.
Portanto, pode-se compreender que não apenas o corpo humano é um conjunto com partes intimamente relacionadas, como também é um onjunto que se relaciona com seu meio ambiente. Más influências do ambiente em que se vive podem ser sentidas no corpo, entretando a maioria dos problemas pelos quais o organismo passa é referente ao modo como se leva a vida.
Deixe seu comentário