Nos últimos 71 dias, desde que o governo do estado de Santa Catarina decretou o isolamento social devido ao novo coronavírus, um inimigo invisível assombra. O estado catarinense registrou até na quarta-feira (27), 7.372 casos da doença e 126 óbitos. Deste total, 4.296 estão recuperados, de acordo com o boletim apresentado pelo governo do estado no dia 27. O estado do Rio Grande do Sul tem 7.048 casos confirmados, tendo 209 óbitos e um percentual estimado de 5.433 casos recuperados.
E os novos casos para covid-19 se aproximam cada dia mais, tanto no município de Anita quanto em municípios vizinhos. Na Região dos Lagos o município de Anita Garibaldi é o único que apresenta casos confirmados para a doença, sendo dois casos e atualmente uma pessoa está em monitoramento; em Celso Ramos, a Secretaria da Saúde aguarda o resultado do exame de um paciente que está em quarentena em casa e possuem mais 15 casos monitorados; em Abdon Batista, são cinco casos monitorados e nenhum confirmado; em Campo Belo do Sul, nenhum caso confirmado e não possuem casos em monitoramento; no município de Vargem, nenhum caso confirmado e dois casos em monitoramento; em Cerro Negro, nenhum caso confirmado e não possuem casos em monitoramento.
No estado do Rio Grande do Sul, o município de Esmeralda possui apenas um caso em monitoramento e Pinhal da Serra apenas casos descartados. Nas cidades próximas, como Campos Novos e Lages, os casos confirmados estão em crescimento, o que demonstra que o vírus está circulando sem que ninguém perceba.
Todo cuidado é pouco e não é exagero quando se impõe o uso de máscaras, a higienização das mãos e principalmente o isolamento social. Uma pessoa infectada pode ser assintomática, continuar frequentando lugares, convivendo com pessoas sem saber que está com o vírus, porém se essa pessoa tem os cuidados essenciais, utiliza máscara, higieniza as mãos frequentemente e mantém o isolamento social, ela pode evitar o contágio da doença, por isso a importância do uso de máscaras por quem está com a doença e também por aqueles que não estão infectados, pois o vírus circula e ninguém sabe quem o carrega consigo.
Deixe seu comentário