logo RCN

O ser mãe

Parabéns a todas as mães.

Poderíamos estar matando, roubando, ou nos drogando por aí. Poderíamos estar soltos pelas ruas com poucas roupas no rigoroso inverno do Sul. Poderíamos ter passado fome e morrido, ou pior, poderíamos nem ter nascido.

Se hoje ainda estamos aqui, é por que quando mais precisamos alguém nos acalantou com um apertado abraço, educou-nos com bravura e altruísmo, indicando caminhos corretos pelas incertas vias da vida.

Se por acaso deixássemos de ser tão mesquinhos, ao olharmos no espelho veríamos além de nós mesmos. Encontraríamos os vestígios mais delicados da vida, resultantes não somente da genética, mas de todo um árduo período de cuidado incessante. Mesmo sem envelhecer, veríamos em nossas faces mais anos do que temos, resultantes de uma vida doada desde antes de nosso nascimento, na expectativa de um filho perfeito. O mais interessante é que sempre somos filhos perfeitos, embora alguns de nós possam ter um caráter duvidoso.

Muitas vezes os planos feitos para nós acabam sendo desconstruídos. Crescemos dependentes pensando que somos auto suficientes, logo quebramos a cara e voltamos para casa como crianças chorosas.

Às vezes pensamos que enganamos, mesmo tendo certeza de que aquela famosa intuição é infalível. Às vezes dizemos mentiras impecáveis, as quais não colam pelo simples fato de termos ao nosso lado alguém que nos conhece melhor do que nos mesmos.

Mãe sempre deseja a felicidade dos filhos, enquanto os filhos sempre desejam o amor, logo em muitas situações parece que estamos sendo injustiçados, isso por que nem sempre podemos compreender a felicidade quando esperamos pelo amor.

Que ser fantástico é esse grande mestre inquestionável?

A resposta é: aquele que atende pelo adjetivo de mãe.

Dizemos adjetivo porque esta qualidade não é dádiva única àquela que dá a luz, mas sim para aquela que dá amor.

É impossível dizer o contrário. Mãe não é condição, e sim afeição. Mãe é palavra singular que salva o último dos instintos humanos: o instinto materno... Instinto eterno.

Parabéns a todas as mães.

Anterior

Acidentes de trânsito, quais são os responsáveis?

Próximo

Uma grande paixão nunca se esquece

Deixe seu comentário