Rio Grande e o grande exemplo de ser patriota de verdade
Histórias, tradições e cultura todos os estados brasileiros têm, porém há aqueles que veneram esses aspectos de forma mais aparente que outros. Um desses apaixonados por suas raízes é o Rio Grande do Sul, que de tanto amar sua história tem pessoas de outros lugares que dizem ter alma gaúcha.
O campeirismo da nossa região do lado "Catarina" do Pelotas tem muita influência dos pagos gaúchos, que ficam depois do lago da Usina Barra Grande. As comemorações alusivas a Semana Farroupilha estão sendo comemoradas no estado gaúcho com todo o amor, e não só lá.
Em Santa Catarina tem muita gente andando pilchado nessa semana, seja aquelas que nasceram no Rio Grande e moram nas bandas dos "Barriga-verde" ou mesmo catarinenses naturais que partilham do carinho e admiração pelo Rio Grande. Vale lembrar que não somente no estado catarinense, mas nos demais também.
Em Campo Belo do Sul, que é tradicional por cultuar as tradições das cavalgadas e demais atributos dos campeiros, nessa semana os funcionários da Prefeitura Municipal colocaram lenço, bota e chapéu para trabalhar. Os vereadores também homenagearam os gaúchos, onde presidiram a sessão na Casa do Legislativo pilchados.
Seja pela proximidade entre os estados ou pela grande quantidade de pessoas vindas do Rio Grande, percebe-se o carinho dos catarinenses por essa cultura, que realmente é digna de parabenizações, principalmente, aquele povo, que não tem vergonha de onde veio e onde vive, pelo contrário, se orgulha de cada frase que compõe essa história.
Bom exemplo a alguns estados, que ao invés de viverem culturas alheias poderiam buscar e vivenciar mais sobre a cultura de onde nasceram e moram, lugar este que é rico em história, principalmente, da sua história.
A Região dos Lagos é formada tanto por catarinenses quanto por rio-grandenses, e em nome dos queridos municípios de Pinhal da Serra e Esmeralda, nós do Jornal Correio dos Lagos, parabenizamos o Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário