Quando se faz uma oração, uma das coisas que nunca é esquecida de pedir é boa saúde, afinal a maioria conhece aquela velha história de que “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.
Manter-se saudável não é uma tarefa muito simples, afinal diversos limites têm de ser impostos para que isso seja possível: nada de muito açúcar, nem muito sal; nada de muita carne vermelha, nem somente frango. Manter a vida saudável é passá-la ouvindo sobre o que faz bem e mal, ter uma overdose de conselhos que chegam a um ponto no qual todos parecem contraditórios, como mostra a crônica Exigências da Vida Moderna, de Luiz Fernando Veríssimo (vale a pena ler para dar umas risadas sozinho).
Subentende-se que hábitos saudáveis levam a uma vida com saúde. Imagina-se também que algumas pequenas ações, mesmo que esporádicas, auxiliem a conscientizar as pessoas sobre a importância de tomar conta da saúde de seu corpo e mente.
Um bom exemplo de ação motivadora às práticas saudáveis é o Dia do Desafio, promovido pela primeira vez no Canadá, num dia de temperatura glacial (20 graus negativos) do ano de 1983. Talvez da temperatura é que tenha vindo o nome Dia do “Desafio”, porém hoje em dia o desafio é realmente tirar a preguiça do corpo para praticar quinze minutos de exercícios.
O fato é que o cuidado com a saúde, no que diz respeito ao exercício físico, muitas vezes deixa a desejar, principalmente nas pessoas com idade entre trinta e cinquenta anos, as quais não têm vez e incentivo para participar de programas como os direcionados aos idosos, além de não ter mais o espírito dos jovens, que gostam de manter o corpo cuidado mais para impressionar do que por qualquer outra coisa. Por isso muitas vezes os camaradas de meia idade, prendem-se às caminhadas totalmente desassistidas.
Hábitos saudáveis fazem parte da cultura dos lugares, tanto quanto a produção artística, leitura e festividades temáticas, por isso é importante que seja criado o costume para a prática de exercícios físicos e alimentação adequada, só para começar.
Nada como uma boa espreguiçada de vez em quando.
Deixe seu comentário