logo RCN

Sirvam as nossas façanhas, de modelo a toda terra...

Comemorar a Revolução Farroupilha é o ápice para quem nasceu e vive no Rio Grande do Sul. O dia 20 de setembro marcou o início da Guerra dos Farrapos, o que desencadeou a libertação dos altos impostos. A revolução iniciou em 20 de setembro de 1835 e durou até março de 1845 por isso a importância da data para os gaúchos do Rio Grande do Sul, se tornando lei estadual em 1978, e desde então o 20 de setembro se tornou feriado.

Ter uma cultura forte e lembrar dela ao bater no peito e dizer: eu sou gaúcho de fato, é bonito de se ver, bem como as comemorações que enaltecem essa cultura e esse feito, demonstrando o amor e a gratidão por aqueles que lutaram, derramaram seus sangues para libertar essa província.

Vale ressaltar que o dia do Gaúcho, da Revolução Farroupilha, é comemorada apenas no Rio Grande do Sul, porém Santa Catarina pega emprestado a data e enaltece com comemorações aos irmãos rio-grandenses.

Após as guerrilhas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina proclamou a República Juliana, porém comandada por gaúchos e que não durou muito tempo e nem foi muito aceita pela população local, mas que deu liberdade aos catarinenses proclamando a República, com o nome de Estado Catharinense Livre e Independente. Pouco se fala na Guerrilha Catarinense por parte dos catarinenses desses pagos, dando a parecer que por serem vizinhos do estado gaúcho, as comemorações fazem parte desta região também. Nada impede de homenagear o Dia do Gaúcho, por ser culturalmente regional, porém não se pode esquecer de comemorar, enfatizar e destacar a cultura catarinense e dar identidade ao que foi vivido no passado.


Anterior

Gestos de amor podem ser feitos além da vida

Próximo

Você pode ajudar, basta olhar ao seu redor

Deixe seu comentário