logo RCN

Tragédias naturais abalam o mundo

A natureza mostra sua fúria!!!

Santa Catarina, novembro de 2008. Fortes e ininterruptas chuvas causam a morte de 135 pessoas, desalojam 5.617 moradores, deixam cidades submersas e regiões completamente inacessíveis.
São Paulo verão de 2010. Chuvas causam uma sequência de inundações e ocasionam 78 mortes no Estado.
 Angra dos Reis, janeiro de 2010. Mais de 50 pessoas morrem em razão de deslizamentos de terras e outros efeitos das fortes chuvas na região.
Terremotos de altas magnitudes sacudiram cidades no Chile e no Haiti matando mais de 180 mil pessoas.
Agora foi vez o Rio de Janeiro sofrer com a fúria da natureza. Estima-se que mais de 300 pessoas perderam a vida em deslizamentos de encostas ou arrastadas pela força das águas. Foram 288 mm de chuva em 24 horas, que transformaram o cenário da região. O Governo Federal anunciou que vai liberar 200 milhões de reais para o Estado, castigado pelas chuvas intensas desde o início da semana passada. Serão 90 milhões para a capital e 110 milhões a serem destinados aos municípios de Niterói, São Gonçalo e demais cidades atingidas pelas enchentes.
Fatos assim mostram o quanto somos vulneráveis contra a força da natureza, e que tragédias igual a essas citadas anteriormente podem acontecer em qualquer lugar. Exemplo disso e a cidade de Abdon Batista em nossa região, que em 2009 depois de ser castigada com fortes chuvas teve o centro da cidade totalmente alagado, estabelecimentos comercias inundados pelas chuvas, pontes arrancadas, mas felizmente ninguém ficou ferido e as obras de recuperação foram imediatas.
Em Anita Garibaldi no ano de 2000, várias famílias que moravam na margem do Lageado dos Antunes que passa paralelo a cidade, tiveram que ser removidas e alojadas em outros lugares devido às chuvas que faziam trasbordar o córrego inundando as casas, depois disso, obras de alargamento foram feitos e resolveram o problema.
Essas são algumas das catástrofes que vêm ocorrendo no mundo. Será que não é o momento de pararmos e analisarmos como estamos agindo em relação ao meio ambiente? Todas essas manifestações da natureza nada mais é do que a resposta pelo nosso comportamento. Ao ligar a televisão, o rádio, a internet, abrir as páginas dos jornais você verá sempre algo em relação ao meio ambiente e você o que está fazendo para contribuir? O mundo pede socorro! Faça sua parte!

Anterior

Tragédias naturais abalam o mundo

Próximo

CONVIVÊNCIA COM OS VEÍCULOS

Deixe seu comentário