Turismo e natureza caminham juntos
Você conhece o que sua cidade ou região têm a oferecer em atrativos naturais, lazer e turismo?
Muitos dirão que sim, outros irão parar em pensar nos pontos mais visitados e têm aqueles que sempre vão dizer que no município que moram não tem nada de atrativo, nem opções de lazer ou muito menos o que mostrar a um visitante.
Esse último tipo de pessoa não está preocupado com o desenvolvimento do município, não está atento ao que as pessoas procuram, não saberá repassar alguma informação e muito menos atender bem um visitante.
Todos os municípios têm algo a oferecer, seja na cultura, gastronomia, hospedagem, belezas naturais e isso foi observado durante a realização da 1ª Caminhada Ecológica e Cultural dos Lagos. Das 63 pessoas que participaram da caminhada, pode-se dizer que 90% eram anitenses e a grande maioria não conhecia os locais visitados.
Muitos conheciam apenas a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, mas não sabiam que ali tem uma pequena trilha que pode ser feita por pessoas de todas as idades. Muitos não conheciam os xaxins que foram encontrados pelo caminho, muitos sendo centenários e de uma beleza exuberante, e em extinção. As taquaras, as lagoas naturais encontradas pelo caminho, os desafios de subir barrancos, pisar na lama, sentir o cheiro do ar puro, ouvir os pássaros e estar entre pessoas com a mesma sintonia, com o mesmo objetivo de se conectar com a natureza e retirar dela somente o essencial, as paisagens, o ar e guardar na memória os momentos e os locais percorridos.
Foi cansativo?
Para a grande maioria sim, pois foram 10km percorridos, mas que valeu a pena cada quilômetro? Afinal, quem não se sente bem em meio a natureza, não ama o seu próximo, não ama os animais, plantas e o meio em que vive.
Preservar é a palavra chave e percorrer caminhos sem deixar marcas, apenas as pegadas em meio a mata é o objetivo de quem realiza trilhas e busca o contato direto com a natureza.
Deixe seu comentário