logo RCN

Abdon Batista forma a primeira turma de protetores ambientais

A solenidade de formatura foi acompanhada por autoridades, professores, familiares, instrutores do curso.

 Na noite de quinta-feira (14) aconteceu no Centro Multiuso Santin Palavro Junior, em Abdon Batista, a formatura de 24 alunos da Escola Estadual José Zanchett, os quais tornaram-se agentes protetores ambientais. A solenidade de formatura foi acompanhada por autoridades, professores, familiares, instrutores do curso, bem como o comandante da Polícia Militar Ambiental, Cabo Rambusch e a representante da Enercan, Alexsandra Antoniazzi, empresa apoiadora do programa no município.

O programa que é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental desde o ano de 1998 iniciou em Abdon Batista no mês de agosto de 2014 e teve uma carga horária de 120 horas, totalizando aproximadamente 8 meses de curso.
De acordo com o soldado Agostini, instrutor do curso e que acompanhou os alunos durante esse período, os educandos tiveram um nível de aproveitamento excelente, com aulas teóricas e práticas e com diferentes temas voltados ao meio ambiente. Segundo ele os alunos se tornarão multiplicadores de conhecimento e estarão engajados na proteção e recuperação do meio ambiente.
Segundo com o comandante da Polícia Militar Ambiental, Cabo Rambusch, a solicitação para a realização do curso em Abdon Batista partiu da Enercan. “Fomos desafiados com o objetivo de trazer o curso para o município. Nossa limitação geográfica era um problema, porque Abdon Batsita está longe de Lages, mas com base em algumas avaliações nos deslocamos para o município e conseguimos atingir nosso objetivo, que foi formar mais uma turma”, comentou o comandante, destacando o total apoio da Prefeitura Municipal, Enercan, comunidade escolar, e dos pais. “Abdon Batista se destacou muito. As crianças se dedicaram e observamos um engajamento muito forte do município”, comentou.
Para  a representante da Enercan, Alexsandra Antoniazzi, o projeto é muito bem estruturado, com pessoas comprometidas e diante disso o resultado só pode ser positivo. “Ficamos muito felizes em poder participar desse projeto, saímos daqui com a certeza de que além de formar pessoas que vão contribuir com o meio ambiente, formamos pessoas que contribuirão com a sociedade, pessoas mais engajadas com o futuro e preocupadas com o outro, esse é o maior legado do projeto”, disse.
Durante a cerimônia aconteceu o juramento proferido pela aluna Gabriela Mecabô e vídeos foram apresentados aos presentes. O aluno Alex Andrades destacou ter sido muito bom participar do curso. “Aprendemos muitas coisas boas, desde postura ao comportamento, sem falar da conscientização ambiental. Vou sentir muita falta, aprendemos muito, foi muito positivo e tenho certeza que todos irão levar para a vida os ensinamentos aprendidos aqui”, finalizou.
Na Região dos Lagos os municípios de Campo Belo do Sul e Capão Alto  já foram contemplados com o programa.
Resgate da cultura durante a 8ª Festa do Mel Anterior

Resgate da cultura durante a 8ª Festa do Mel

Abdon Batista forma a primeira turma de Protetores Ambientais Próximo

Abdon Batista forma a primeira turma de Protetores Ambientais

Deixe seu comentário