Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Agricultoras da região participaram de evento em Lages
-
- Mulheres capão-altenses presentes no Workshop
O Whokshop da Mulher Empreendedora Rural da Serra Catarinense, realizado na terça-feira (18) em Lages, reuniu agricultoras da região Serrana, dentre elas participaram mulheres de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Capão Alto.
O evento foi promovido pela Epagri das regiões de Lages e São Joaquim, cujo objetivo foi o de avaliar os avanços e os desafios encontrados pelas mulheres a frente de organizações comunitárias, agroindústrias, empresas, cargos públicos e famílias.
A programação contou com palestras relacionadas ao tema proposto, e explanações de agricultoras a respeito das experiências no meio rural. Elas, ainda, levantaram problemas e sugestões para ajudar no desenvolvimento do empreendedorismo e empoderamento da mulher no meio rural.
A pecuarista da comunidade de Vigia, em Capão Alto, Jesabel Machado, relatou durante o evento sua experiência na pecuária de leite: "Hoje temos uma boa produção de leite de ótima qualidade, mas o preço que recebemos da empresa ainda não é o ideal, então a solução está sendo buscada através da transformação do leite em queijo artesanal serrano", contou Jesabel.
De Capão Alto estiveram presentes 11 agricultoras pertencentes às comunidades de Reassentamento Laranjeira, Varelas, Vigia, KM 14, e Sede, além da vice-prefeita Rita Silvânia Alexandre Costa, da vereadora eleita Sadiana A. Melo Coelho Lopes e da extensionista social Lilian Mª Sbecker Rodrigues, a qual trabalha na Epagri do município.
Representaram Capão Alto, mulheres que têm atuação na agricultura, pecuária de corte e leite, turismo rural e agroindústria.
A vice-prefeita Rita Silvânia avaliou a participação das capão - altenses no evento como muito positiva. "Elas representam o potencial de desenvolvimento do município. São mulheres que fazem a diferença nas suas comunidades", destacou.
Para a extensionista social da Epagri, Lilian Sbecker, o evento contribui para valorizar o trabalho e participação das mulheres na sociedade. "O que motiva mulheres a serem empreendedoras são atividades que vão além da melhoria de renda, mas que trazem também realização pessoal e algo de novo e positivo para a comunidade", concluiu.
Deixe seu comentário