logo RCN

CRAS campo-belense realiza Dia de Conscientização da Pessoa Idosa

O evento realizado pelo CRAS - Centro de Referência e Assistência Social

 Na terça-feira (15) os campo-belenses tiveram a oportunidade de participar do Dia Internacional de Conscientização da Pessoa Idosa, o qual é comemorado no dia 15 de junho, porém devido a Copa do Brasil em Campo Belo o Dia de Conscientização foi realizado no dia 15  de julho.

O evento realizado pelo CRAS - Centro de Referência e Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal do Idoso, Grupo das Cavalarianas e Pastoral da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria de Educação chamou a atenção principalmente dos jovens sobre os direitos e deveres dos idosos e que estes se tornem multiplicadores dessas ações em prol da pessoa idosa. 
Participaram também do evento os alunos das escolas municipais e estadual do município, assim como autoridades municipais, vereadores e secretários, os quais apoiaram a iniciativa em prol da pessoa idosa. 
Com a atuação do Conselho da Pessoa Idosa e auxílio da Pastoral, muitos casos voltados a maus tratos ou desavenças familiares envolvendo idosos estão sendo resolvidos no município, não precisando de uma ação judicial. O trabalho em rede conta ainda com o auxílio de duas assistentes sociais e duas psicólogas, que prestam atendimento aos idosos e as famílias. Um destaque é para o Disque 100, um número de fácil acesso que auxilia nas denúncias de maus tratos contra idosos.
As ações desenvolvidas pelo CRAS e Assistência Social contam com a colaboração de muitos parceiros e voluntários, sendo que o trabalho destas pessoas é essencial para o sucesso de todas as ações. As coordenadoras do CRAS e Grupo de Idosos destacam o carinho das voluntárias Vilma e Joceia, que não medem esforços para ajudar nos eventos promovidos. “É um trabalho gratificante. É muito bom sentir o carinho deles. Encontramos aqui uma família”, comentou a voluntária Vilma.

 
Importante saber:
 
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela ONU - Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e só no Brasil existem quase 20 milhões de pessoas idosas, representando 11% da população, segundo dados do IBGE, censo de 2010.
As projeções apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Estima-se que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.
 

 

1º Arraiá na praça movimentou Capão Alto Anterior

1º Arraiá na praça movimentou Capão Alto

Colonos e Motoristas foram homenageados com grande festa Próximo

Colonos e Motoristas foram homenageados com grande festa

Deixe seu comentário