logo RCN

Expointer foi o destino de agricultores e pecuaristas de Capão Alto

Evento foi realizado na cidade gaúcha de Esteio

  Agricultores e pecuaristas do município de Capão Alto participaram no dia 30 de agosto, de uma excursão para o município de Esteio no Rio Grande do Sul para visitar a 40ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários - Expointer. A exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina reúne as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial, tanto para o grande produtor como também para o produtor familiar.
  Segundo o extensionista rural de Capão Alto, técnico em agropecuária, Valmor Lopes Ramos, a importância da Expointer se dá pela diversidade de atrações que possibilita ao visitante, à participação em seminários, workshops voltados ao manejo no campo, palestras de interesse do setor agropecuário, novas tecnologias de produção e uma variedade de atrações que a torna um elo entre o meio rural e o urbano. "O grupo de agricultores tem atividades diversificadas, participaram pecuaristas, artesãos de couro, produtores de queijo artesanal, de grãos e de olerícolas e apicultores. Todos ficaram satisfeitos com o que viram, com os novos conhecimentos que tiveram acesso e já deixaram agendada a viagem no ano que vem", comentou o extensionista.
  A agricultura familiar tem um representativo espaço na Expointer através da 19ª Feira da Agricultura Familiar que neste ano contou com 198 estandes, onde foram comercializados panifícios, doces, embutidos, artesanatos e plantas ornamentais. 
  Para a extensionista social da Epagri em Capão Alto, Lilian Sbecker, a importância em visitar um evento deste porte está em perceber que é possível produzir na pequena propriedade e entrar no mercado com um produto de qualidade e que é valorizado pelo consumidor. "Às vezes a produção local de pequena a média escala não é vista como fonte de renda. O agricultor, conversando com os expositores, pode entender o potencial que tem nas mãos", enalteceu Lilian. 
  A jovem Thais Machado Muniz voltou entusiasmada com a visita. Ela e a família trabalham em uma propriedade na comunidade de Vigia, com gado leiteiro e produção de queijo artesanal serrano. Thais participou do curso para jovens rurais, promovido pela Epagri, e comenta: "Participar desta excursão é como uma continuação da capacitação que recebemos, dá para ver na prática a importância de aplicar as tecnologias no melhoramento do rebanho e da alimentação do gado, e ainda trocar experiências com outros produtores". 
  A excursão foi organizada pelo Escritório Municipal da Epagri em Capão Alto e custeada pelos próprios agricultores.

Cultura Italiana em destaque Anterior

Cultura Italiana em destaque

Escolhidos Garoto e Garota Excepcional da APAE de Abdon Batista Próximo

Escolhidos Garoto e Garota Excepcional da APAE de Abdon Batista

Deixe seu comentário