logo RCN

Fecam realiza Seminário Estadual sobre Saneamento Básico

Evento foi aberto na desta terça-feira (7) e segue até amanhã na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

 Teve início na manhã desta terça-feira (07) o 5º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental. O evento está sendo realizado no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa (Alesc), com a participação de aproximadamente 400 participantes, entre prefeitos, secretários municipais e técnicos que atuam na área de Meio Ambiente e Saneamento. O encontro é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e pela Alesc.

 

Segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável - IDMS, levantado pela Fecam, a área ambiental dos municípios catarinenses atinge a média de 0,637 numa escala de 0 a 1. Apesar de bem classificada, ainda há segmentos a serem desenvolvidos. “Se temos uma realidade diferente dos demais estados, com 100% dos municípios atendidos por aterros sanitários, ainda estamos longe de atingir as metas que países mais desenvolvidos alcançaram. Mas tenho certeza que podemos avançar muito”, diz o presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Caramori. “Está aí a importância da participação de cada um de vocês neste Seminário”, conclui.

 

“A realidade em Santa Catarina vem mudando positivamente com o cumprimento da Lei 11.445/2007 e a Lei 12.305/2010, que instituiu a necessidade dos Planos de Saneamento Básico e Planos de Resíduos Sólidos, respectivamente", explica o assessor de Meio Ambiente da FECAM, André Miquelante.

 

O deputado estadual Gean Loureiro, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, destacou a importância de se ter uma política voltada para todo o estado para que se possa atacar as regiões mais fragilizadas, lembrando que o cuidado com o saneamento e o meio ambiente afeta outras áreas de atuação dos municípios. “Com o cuidado do meio ambiente a saúde da população agradece e o turismo agradece também”, ressalta.

 

Programação

 

O primeiro dia trouxe à pauta os investimentos em Saneamento Básico e os quatro eixos do Saneamento - Abastecimento de Água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. “A visão que o gestor público tem é que entre as coisas mais caras na administração do município, que estão sempre em elevação, está a água e o lixo”, coloca Caramori. “Por isso é tão importante que se saiba aqui as fontes de recurso”, finaliza.

 

Para que a cobertura de saneamento melhore ainda mais no estado, representantes dos agentes financiadores como Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentaram a situação dos investimentos até agora realizados no estado. No período da tarde, cada eixo do saneamento básico será abordado separadamente.

 

A manhã do segundo dia será o momento de discutir a sustentabilidade e a preservação ambiental enquanto a tarde será a vez de abordar o licenciamento ambiental de impacto local e os seus benefícios. Segundo o assessor da Fecam, os municípios podem ter esta competência trazendo mais agilidade ao processo e também recursos, uma vez que o licenciamento fica no município. "A Fecam estimula o fomento ao licenciamento local e aponta o consórcio intermunicipal como um dos meios para operacionaliza-lo", informa Miquelante.

 

Abertura

 

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Caramori; do diretor-geral da ARIS, Adir Faccio; do presidente da Comissão do presidente Meio Ambiente da Alesc, deputado estadual Gean Loureiro; do deputado estadual Mário Marcondes, representando o presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio; da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável – SDS, Roberta Noroskny Schiesse; do chefe de gabinete da secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Gustavo Zarif Frayha e do chefe da divisão de engenharia de saúde pública da Funasa Santa Catarina, Igor Kavashina Sana.

Dilma irá participar da inauguração da ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna Anterior

Dilma irá participar da inauguração da ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna

Festival Cultural em Capão Alto superou todas as expectativas Próximo

Festival Cultural em Capão Alto superou todas as expectativas

Deixe seu comentário