logo RCN

Gestores de saúde participam de Conferência

O clima esquentou na Câmara de Vereadores

Canoinhas - Os gestores de Saúde de todo o Planalto Norte que participaram da 1ª Conferência Macrorregional de Saúde Mental realizada nesta quarta-feira em Canoinhas, repudiaram as declarações do vereador canoinhense Beto Passos (PT). Na sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas realizada na segunda-feira (12), o vereador proferiu duras críticas ao trabalho da Gerência Regional de Saúde. Passos disse na tribuna da Câmara que a Gerência “só sabia organizar conferências e nada mais”. “Esta conferência é uma palhaçada, isto é ridículo eu não vou a um evento destes”, disparou. O vereador chegou a rasgar na tribuna o convite que recebeu para participar da 1ª Conferência Macrorregional de Saúde Mental.

Indignação
Em seu pronunciamento na abertura da conferência realizada no auditório da Universidade do Contestado no Distrito de Marcílio Dias, o secretário municipal de Saúde de São Bento do Sul, Peter Knoibiler falou em nome do Colegiado de Gestão Regional de Saúde do Planalto Norte e lamentou as declarações do vereador de Canoinhas. “Eu só lamento que estas críticas tenham partido de um homem público que foi eleito pelo povo”, disse. Peter disse que ainda que a Gerência Regional de Saúde só tivesse o papel de realizar conferências como aquela que estava acontecendo, já estaria cumprindo muito bem o seu papel. “São através destas conferências que os gestores de saúde e a sociedade de um modo geral tem o direito de apresentar suas reivindicações que depois de debatidas e aprovadas serão encaminhadas pelos delegados eleitos às esferas superiores de governo com o objetivo de trazer recursos ou criar soluções para os problemas apresentados”, explicou. A gerente regional de Saúde, Andrea de Paula e Silva, que foi alvo das críticas do vereador petista também manifestou indignação ao episódio ocorrido na Câmara Municipal de Canoinhas. “Eu faço minhas as palavras do Peter, e só tenho a dizer que estou indignada com o que aconteceu”, disse. Andrea e outros gestores de Saúde da região devem comparecer à Câmara de Vereadores de Canoinhas na próxima terça-feira (20) para fazer um relato aos vereadores de todas as ações desenvolvidas pelo Colegiado de Gestão Regional de Saúde do Planalto Norte, bem como um relato do que foi decidido na 1ª Conferência Macrorregional de Saúde Mental.

Presidente lamenta
O presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Wilson Pereira participou da abertura da Conferência de Saúde Mental. Convidado a participar da mesa de honra, Pereira preferiu não usar da palavra. Pereira colocou a Tribuna Livre da Câmara para que os gestores de saúde possam usar do direito de resposta em relação as criticas e acusações sofridas. “Eu lamento o que aconteceu, sei do trabalho sério da Gerência Regional de Saúde até porque já fui Secretário Regional e também conheço o trabalho realizado pelo colegiado regional de Saúde, estas críticas não têm fundamento”, disse.
“A Gerente de Saúde está fazendo o possível para encaminhar os pacientes para exames ou cirurgias e que eles também tem que enfrentar uma fila para o atendimento.”
Segundo Wilson, a hora não foi apropriada para acusar a Gerente Andrea, sobre o que está deixando de fazer, mesmo porque são coisas distintas. Uma é o seu trabalho perante a comunidade, outra é a Conferência, que é uma Lei Federal e tem que acontecer, independente de ações.
E encerra, dizendo que Beto não foi feliz em rasgar o convite em público, atingindo assim muitas pessoas. É o fato em si, que foi um erro e talvez um ato impensado.

Beto se defende das acusações
A nossa reportagem também ouviu o vereador Beto Passos que disse estar sendo vítima de ataques constantes feitos pelo colunista Joaquim Padilha, nunca vou ser contra a saúde,” todos os dias encaminho várias pessoas que me procuram sobre casos de doenças e tenho um estreito relacionamento com a saúde de Canoinhas e um respeito pelo trabalho da secretária Telma Bley, tanto que consegui meio milhão de reais para a área da saúde de nosso município, estou sendo perseguido porque sempre falo a verdade, questionei sim o trabalho da gerência regional de saúde”, que infelizmente deixa a desejar, mas, esse é um direito que tenho como representante do povo de Canoinhas, mas quero expressar a única verdade nunca fui e nem serei contra as políticas de saúde sejam elas voltadas para a saúde mental ou em outras áreas. O senhor Joaquim Padilha tem feito sérias acusações infundadas e ele sabe disso, só não sei onde quer chegar”, declarou o vereador Beto Passos.

Conferência é uma exigência legal
A 1ª Conferência Macrorregional de Saúde Mental – Intersetorial não foi realizada exclusivamente pela Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, como acusou o vereador Beto Passos. O evento que contou com a presença de cerca de 200 pessoas, foi organizado pelo Colegiado de Gestão Regional de Saúde do Planalto Norte, órgão que congrega todos os gestores de saúde (Gerências de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Hospitais, Clínicas e profissionais ligados s saúde pública) dos municípios de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. O evento não é uma ação isolada deste colegiado, é uma exigência do próprio Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde, que determinou a realização do evento em todo o país nos diferentes níveis tanto municipal, regional, macrorregional, estadual e nacional. De acordo com a Lei nº 8142, de 28 de dezembro de 1990, a Conferência terá como objetivo debater temas relevantes para o campo da Saúde Mental. Também terá como objetivo geral discutir os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas na perspectiva da intersetorialidade. A I Conferência Macrorregional de Saúde Mental – Intersetorial deverá promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros. A I Conferência Macrorregional de Saúde Mental - Intersetorial será realizada sob os princípios constitutivos do Sistema Único de Saúde – SUS, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, da Política Estadual dos Direitos Humanos e das demais políticas intersetoriais. A I Conferência Macrorregional de Saúde Mental - Intersetorial teve como tema central: “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.
 

Anterior

IPTU

REVOLTA Próximo

REVOLTA

Deixe seu comentário