logo RCN

INAUGURADA SEDE DA AGÊNCIA DA REGIÃO DOS LAGOS

Um ano e meio depois do lançamento da pedra fundamental foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (21) em Capão Alto, o Centro de Informações e Pesquisas Aplicadas em Turismo, Agroecologia e Sustentabilidade que passa ser também, sede da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel). A unidade funcionará como uma pré-incubadora de ações de fomento ao turismo, segundo o presidente da agência prefeito de Capão Alto Luiz Carlos Alves de Freitas. A Adrel é formada pelos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi no lado de Santa Catarina

Um ano e meio depois do lançamento da pedra fundamental foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (21) em Capão Alto, o Centro de Informações e Pesquisas Aplicadas em Turismo, Agroecologia e Sustentabilidade que passa ser também, sede da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel). A unidade funcionará como uma pré-incubadora de ações de fomento ao turismo, segundo o presidente da agência prefeito de Capão Alto Luiz Carlos Alves de Freitas.

A Adrel é formada pelos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi no lado de Santa Catarina e mais Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no lado do Rio Grande do Sul. A obra foi construída com apoio da Baesa, Instituto Alcoa e Instituto Federal de Santa Catarina.

Luiz Freitas disse que a sede da Adrel é produto da união e do esforço político dos municípios dos dois Estados com objetivo comum: o desenvolvimento da região dos lagos. E lançou um novo desafio que passa ser de interligar as duas regiões lindeiras pelo turismo. "A sede da Adrel é apenas a semente de um grande projeto de integração turística", declarou.

A infraestrutura de negócios do Parque dos Lagos prevê hotéis, pousadas, resorts, centro de gastronomia e os produtos agrícolas típicos da região. Além de museus culturais e científicos, com temas dedicados a energia, água e experiências ambientais.

 

Apromel também ganhou sede própria

 

O presidente do Consórcio Serra Catarinense - Cisama, prefeito de Campo Belo do Sul Edilson José de Souza e o presidente da Adrel prefeito de Capão Alto Luiz Freitas descerraram a fita inaugural da sede da Associação dos Apicultores de Capão Alto - Apromel. A edificação é anexa ao terreno da Adrel e também teve apoio financeiro da Baesa e Instituto Alcoa na construção.

O que enfatizou Edilson de Souza é que a apicultura é uma indústria sustentável, não poluente e que favorece a agricultura familiar por não demandar grandes áreas de produção. "Nós dependemos dos produtores rurais que dependem das abelhas que dependem das florestas e por isso, temos de estar compromissados com esta atividade", disse o presidente do Cisama.

O presidente da Apromel Nilton Vidal de Jesus agradeceu a todos os parceiros e disse que a sede foi um sonho que se realizou. "Iniciamos esta caminhada em 2002, e hoje, a vemos concretizada. O desafio agora é produzir e fazer com que mel que retiramos de nossas propriedades chegue aos consumidores com selo de certificação", comentou.

A sede da Apromel está totalmente equipada para preparar o mel que poderá ser usado inclusive como alimento às crianças da rede municipal de ensino. A perspectiva é que mais produtores passem a cultivar colmeias, pois a partir de agora terão um ambiente apropriado para processar e embalar o produto. 

MAIS DE 60 MIL PESSOAS NA 38ª ROMARIA DE N. SRA. APARECIDA EM CAMPOS NOVOS Anterior

MAIS DE 60 MIL PESSOAS NA 38ª ROMARIA DE N. SRA. APARECIDA EM CAMPOS NOVOS

Sítio New Life realizou o IV Encontro de Som Automotivo em Anita Garibaldi Próximo

Sítio New Life realizou o IV Encontro de Som Automotivo em Anita Garibaldi

Deixe seu comentário