Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
O cigarro ficou no passado
Parar de fumar para muitas pessoas pode ser algo impossível, mas para um grupo de 12 pessoas moradoras do município de Campo Belo do Sul, o primeiro passo foi dado com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde e na quinta - feira (27) foi realizada a formatura do Grupo Antitabagismo, contando com as presenças de autoridades e familiares.
O projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria contou com a coordenação da enfermeira Lucilene de Oliveira e da farmacêutica Ana Paula Alves, além dos demais profissionais da saúde do município e tem como objetivo de tratar e acompanhar os tabagistas do município.
De acordo com a enfermeira Lucilene, o projeto segue as diretrizes do Ministério da Saúde que preconiza que sejam realizados quatro encontros durante 30 dias, aplicados por equipe multidisciplinar. Após o término dos encontros, os participantes seguem com a medicação por mais três meses e após passam por nova avaliação médica, porém o acompanhamento segue durante um ano.
O prefeito José Tadeu Martins de Oliveira, parabenizou a equipe que está desenvolvendo um ótimo trabalho na saúde e parabenizou os formandos pela formatura. "Parabenizo todos pela coragem de iniciarem e pela atitude que tomaram em decidir participar do grupo e os outros grupos que estão iniciando ações e outros projetos em nosso município, todos têm o nosso apoio. São trabalhos muito importantes para a comunidade e para Campo Belo do Sul e que vocês sejam exemplos de boas atitudes para que prosperem", finalizou.
Para a secretária municipal de Saúde, Terezinha Branco de Moraes, esses são projetos que vêm para somar ao trabalho já desenvolvido na secretaria. "Parabenizo todos que deixaram de fumar e ouvir depoimentos de pessoas que estão se formando é muito emocionante. Eu fui uma fumante e precisei parar sozinha, não participei de encontros como esse que é maravilhoso. Vocês são os guerreiros que iniciaram esse desafio e estamos à disposição para o que precisarem e queremos que incentivem os que estão começando para que venham fazer parte das novas turmas", enalteceu a secretária.
Durante o evento aconteceu a apresentação dos formandos que receberam um certificado de ex-fumante.
O participante Jaci Jonas Pereira agradeceu toda a equipe que trabalhou com o grupo e destacou que esse projeto vem para ajudar a preservar a vida de cada participante. "Comecei a fumar com 9 anos de idade e completei 66 anos fumando. Fico muito contente, pois descobri agora que a pessoa que não fuma, se ama, tenho nova aparência, mais saúde e o bolso agradece."
Sebastião C. Pereira destaca que fazia 40 anos que fumava e agora conseguiu vencer. "Não foi fácil, me escondia do cigarro e agradeço a todos que deram apoio para nós. "
Terezinha de Jesus Antunes B. Silva lembra que quando criança ia para o colo do pai que lhe dava a bituca de cigarro, ela devia ter uns seis anos de idade e foi nesse período que começou a ter contato com o cigarro. "Eu fumo a mais de 45 anos e me angustiava muito pela minha saúde e lembro que meu pai morreu no oxigênio. Nos anos 60 e 70 era chique fumar, mas graças a Deus a gente já ensinou para os filhos diferente. Foram muitas tentativas para parar de fumar, eu sabia que tinha que parar e não conseguia. Agradeço a Deus e a todos os profissionais e vejo que esse grupo deu certo e é tão bom a sensação de ser livre. Agora eu sou livre!"
Durante o evento foram apresentados mais dois projetos que vêm beneficiar a comunidade com relação a dependentes químicos e proteção as crianças e adolescentes. Após a solenidade foi servido coquetel a todos os presentes.
Deixe seu comentário