Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Prefeitura de Canoinhas em chamas
-
Biluka -
Às 19h33min do dia 13 de Julho, terça-feira, o Corpo de Bombeiros de nossa cidade recebeu a informação de que um princípio de incêndio estaria ocorrendo no Paço Municipal. A Guarnição de Bombeiros de Canoinhas foi rapidamente acionada para combater o incêndio que havia iniciado em uma das salas na parte da frente da prefeitura Municipal, localizada na área central. No local, os bombeiros constataram que as chamas já haviam estourado alguns vidros da edificação e que o foco principal estava localizado no segundo pavimento. Diante das altas labaredas encontradas foi solicitado reforço para a guarnição de Três Barras.
Enquanto isso, foi armado diversas linhas de ataque (mangueiras) para combater as chamas na parte externa e interna do prédio, mais precisamente no Setor do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, onde queimava o estoque de Materiais médicos como: agulhas, gases, ataduras, escalpes, frascos de soros, frascos de álcool, frascos de benzina, esparadrapos, materiais de expedientes como papeis A4, materiais de limpeza como frascos de querosene, detergentes, água sanitária, etc. Devido as chamas e a propagação rápida também foi atingido o Setor de blocos de notas devido a alto aquecimento do ambiente.
Após quase uma hora e meia de luta contra o fogo, bombeiros militares, bombeiros comunitários e pessoas voluntárias a situação foi controlada. Segundo informações da Secretária Municipal da Saúde, Telma Bley, o prejuízo chega aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em materiais, não considerando computadores, móveis e parte da edificação.
A área atingida foi de aproximadamente 170 m², sendo a área total da Prefeitura 2.790 m². Além da guarnição de Três Barras, registra se que foram acionados Bombeiros Militares que estavam de folga e também ajudaram espontaneamente no combate Bombeiros Comunitários.
Ao finalizar o combate e rescaldo foram gastos cerca de 20.000 (vinte mil) litros de água e não houve vítimas.
PREFEITO LEOBERTO WEINERT DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS INCÊNDIO OCORRIDO NA PREFEITURA
Na noite de terça feira, 13, um incêndio consumiu uma área de aproximadamente 170 m², dos 2.790 m² do Paço Municipal. Em menos de 24 horas o prefeito Leoberto Weinert e secretários reuniram os membros da Defesa Civil em seu gabinete ainda sem luz para decidir se decretava situação de emergência ou não, a situação após o incêndio foi explanada pelo Coordenador da Defesa Civil, Felipe Davet.
Davet relatou para os participantes da reunião que os prejuízos ainda eram incalculáveis, e que o motivo da reunião era para expor se decretariam situação de emergência ou não, uma vez que além dos danos materiais os serviços essenciais do município teriam sido afetados estavam parados, daí o motivo para decretar a situação de emergência.
Após um rápido debate e algumas colocações por parte da secretária de saúde, Telma Bley, secretário da administração, Argos Burgardt, e do próprio prefeito Leoberto, foi colocado em votação, e por unanimidade foi decretada situação de emergência a prefeitura de Canoinhas devido ao incêndio. Com isso a administração atual pretende pleitear recursos junto ao Estado e também para fins de deixar registrado/documentado o ocorrido, pois muitos documentos e fichas verdes do Pronto Atendimento Municipal foram destruídos pelo fogo. (Ficha verde: ficha, prontuário, documento que é preenchido para a população quando vai ser atendido no PA e tem todos os registros desse atendimento).
O prefeito Leoberto ainda aproveitou a reunião para lembrar a imprensa presente (Jornal O Planalto, Rádio 98fm e Jornal Correio do Norte) que a população pode ficar tranquila. “Nenhum canoinhense vai ser prejudicado em hipótese alguma com essa situação, o mais rápido possível estaremos instalando em uma casa alugada as secretarias que ocupavam no piso superior da prefeitura para atender a população”, enfatizou o prefeito Leoberto.
Weinert ainda lembrou que deverá levar 90 dias ou mais para reformar e arrumar os danos nas salas, edificação, fiação elétrica, internet e vidros, enfim, para tudo voltar ao normal na área atingida.
Deixe seu comentário