logo RCN

Projeto Resgatando Raízes encerra atividades com sucesso em Esmeralda

Aconteceu no dia 20 de novembro, na comunidade de Santa Tereza em Esmeralda, o encerramento do Projeto Resgatando Raízes, o qual foi desenvolvido pelo CTG Rincão da Amizade com apoio da Secretaria Municipal de Educação, FIA, CONDICA e BAESA, contando com a coordenação de Elizandra Borges.

O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2019 envolvendo alunos das séries iniciais do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Dr. Nicanor Kramer da Luz e Escola Estadual Marcirio Marques Pacheco.

Na primeira etapa foram realizadas palestras com o Escritor Ajadil Costa, o qual abordou a vida e a obra dos principais artistas tradicionalistas da Cultura Gaúcha: Pedro Raimundo, Irmãos Bertussi, Teixerinha, Gildo de Freitas e José Mendes, e a grande contribuição de Paixão Côrtes na criação da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

A segunda etapa contou com duas apresentações teatrais com a peça Chimaritto, a qual relatou a origem histórica do chimarrão.

Na terceira etapa foram realizadas mais duas peças teatrais, tendo como nome 'Prosa de Galpão', abordando fatos da história do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações teatrais foram realizadas pelo Grupo Aldeia Teatral, de Machadinho.

A quarta etapa foi a realização de contação de história e dramatização sobre Causos e Lendas do Folclore Gaúcho, trabalho realizado por estudantes e professora do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, de Vacaria.

Durante o encerramento do projeto foi realizada uma grande confraternização entre alunos, professores e organizadores. No evento aconteceu uma demonstração de como se faz um charque, apresentado pelo senhor Elizeu Osório de Lima. Ele explicou que o charque era um alimento muito usado pelos tropeiros nos tempos antigos, onde não se existia energia elétrica para armazenar os alimentos.

Após, iniciaram as apresentações dos estudantes da E. M. Dr. Nicanor Kramer da Luz, que apresentaram o trabalho referente a vida e obra de Teixerinha, com apresentação de uma música. Os 2ºs anos da escola municipal realizaram apresentação de dança com a temática de uma música dos Irmãos Bertussi. Na sequência, a aluna Isabelly Cavalheiro de Lima, da Escola Marcírio Marques Pacheco declamou um poema de Jurema Chaves. Na quarta apresentação, os 4ºs anos da Escola Nicanor interpretaram a música 'Minha Biografia' de José Mendes, a qual faz uma referência: "Sou peão de estância, cantador lá de Esmeralda". Na quinta apresentação os 4ºs anos da escola municipal interpretaram a música 'Eu reconheço que sou um grosso', de Gildo de Freitas. A aluna Lara Andolfato Sgorla declamou um poema de Dimas Costa e as apresentações encerraram com os 5ºs anos que realizaram uma dramatização da música 'Adeus Mariana' de Pedro Raimundo.

Para encerrar o evento, foi servido para todos os presentes, a degustação do arroz carreteiro, prato típico da culinária gaúcha, feito pelo senhor César Teixeira Kramer e os auxiliares Lindonês Brehm e Mateus Rocha. O evento contou, ainda, com a participação do músico Alceu Dutra que executou no Acordeom uma música de cada artista estudado e homenageado no projeto, e mais a participação do estudante Kauan, interpretando Tordilho Negro, de Teixerinha.

A professora Ana Goulart falou em nome da Escola Estadual E. M. Marcirio Marques Pacheco, agradecendo os organizadores por proporcionarem esses momentos especiais. "É muito importante destacar a cultura gaúcha para os pequenos que vêm de encontro com a tradição e a nossa região. Muitos não conheciam o memorial e tiveram a oportunidade. Muito obrigado", enfatizou.

A professora Mara falou em nome da Escola M. E. F. Nicanor Kramer da Luz. "Em nome da direção da escola, parabenizo os organizadores pelo projeto. Precisamos resgatar a cultura gaúcha em nossas crianças e jovens que vem se perdendo. Fica o desafio de montarmos projetos no município que tenha representação da cultura e nossos alunos têm muita vontade, só falta incentivarmos".

Elizandra Borges, organizadora do projeto não pôde se fazer presente, mas mesmo distante agradeceu a colaboração e a participação de todos.

Ajadil Costa, pesquisador da cultura gaúcha, e no momento ocupa o cargo de patrão do CTG Rincão da Amizade, relata que o projeto atingiu seus objetivos. "O projeto mostrou para esta geração a Cultura Gaúcha através da música, dos cincos principais artistas gaúchos, que contribuíram para nossa identidade cultural, e vale destacar que um deles morou em Esmeralda, por esse fato todos os estudantes visitaram o Memorial José Mendes", comentou.

A coordenação do projeto agradece a todos os envolvidos do CTG, os estudantes, professores, direção das Escolas Municipal e Estadual pela participação, os pais que os apoiaram, a Secretaria Municipal de Educação, FIA e CONDICA. "Um agradecimento especial para BAESA, responsável pelo apoio financeiro para a realização deste evento. Agradecemos a Senhora Cleonice Godoy, que por motivos profissionais não pôde se fazer presente. Já estamos pensando no Resgatando Raízes II, para continuarmos estudando e preservando os valores da Cultura Gaúcha", finalizou a coordenação.


58º aniversário de Campo Belo é celebrado  com programação especial Anterior

58º aniversário de Campo Belo é celebrado com programação especial

Esmeralda realizou o 6° Rodeio Nacional  em comemoração ao 56° aniversário Próximo

Esmeralda realizou o 6° Rodeio Nacional em comemoração ao 56° aniversário

Deixe seu comentário