Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Propostas são elaboradas na Conferência Municipal de Assistência Social
Usuários da Política de Assistência Social, profissionais da área e comunidade participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Anita Garibaldi, realizada na segunda-feira (30) no Salão Nobre da Escola Padre Antônio Vieira. O tema desta edição é: "Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social".
A conferência acontece a cada dois anos, promovendo um espaço democrático, com conversa e informações entre comunidade e profissionais da área, onde são elaboradas propostas, a fim de colaborar com a melhoria dos trabalhos desenvolvidos a partir da Política de Assistência Social, que atende famílias em vulnerabilidade e risco social.
Após a abertura com o pronunciamento da secretária de Assistência Social, Samara Zanoni Dutra; do prefeito João Cidinei da Silva; do presidente da Câmara de Vereadores, Hugomar Zanchetta; e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Carolina de Oliveira, a mestre em Serviço Social, Adriana Zanqueta Wilbert Ito, iniciou a palestra e encaminhamentos. Ela representa a empresa Mithos Treinamento e Desenvolvimento, contratada para condução da conferência.
Segundo Adriana, a conferência é um instrumento de controle social nas políticas públicas. "Este é um espaço democrático e ampliado para discutir sobre como está a Assistência Social no município. Atualmente um dos problemas que tem interferido no andamento dos trabalhos é o atraso do repasse dos recursos, e sem recursos não há como desenvolver um trabalho que atenda as demandas por completo", comentou a assistente social, explicando que são analisados os dados da última conferência e comparados ao que foi desenvolvido. "Conferência é conferir, ouvir e planejar", completou.
Três eixos foram abordados, sendo: 1- Assistência Social: Direito do cidadão e dever do Estado; 2 - Política Pública tem que ter financiamento público; e 3 - A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade. Após a explanação em grupo proferida pela palestrante Adriana, foram constituídos três grupos para discussão de cada eixo, e elaboração de propostas, que serão apresentadas na Conferência Estadual e Federal.
A secretária Samara e a presidente do Conselho, Ana Carolina, agradecem a todos que participaram e desta forma colaboraram com a elaboração dos encaminhamentos da conferência.
Deixe seu comentário