Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Realizada em Pinhal da Serra a Assembleia para votação da Consulta Popular
Na manha desta terça-feira (22), foi realizada na Câmara de Vereadores de Pinhal da Serra, a Assembleia da Consulta Popular 2018 do Governo do Estado, coordenada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento - COREDE / Campos de Cima da Serra. Na ocasião foi iniciada a votação pelo público presente, dos projetos da microrregião de Vacaria.
O processo da Consulta Popular tem início com uma Assembleia Pública Regional, em cada uma das regiões dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs). Esta assembleia é aberta à população, e nela o governo apresenta a situação financeira e orçamentária do Estado e os COREDEs apresentarão o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, que servirá de base para a discussão das demandas de cada região.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a Consulta Popular 2018/2019 o valor disponibilizado é de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais).
As assembleias públicas municipais ou microrregionais, como as de hoje em Pinhal da Serra , serão realizadas nos 497 municípios do Estado, quando são discutidas e escolhidas as prioridades do município, que posteriormente irão compor a cédula de votação da Consulta Popular. Estas Assembleias são abertas a todos os cidadãos do município, podendo votar os maiores de 16 anos. É nesta etapa que são eleitos os delegados para a Assembleia Regional Ampliada que irá definir a cédula de votação da região na Consulta Popular.
O coordenador regional, Alexandro Dala Santa, destacou a representatividade de público na assembleia de hoje. "Foi uma assembleia bastante representativa, com a participação de mais de 170 pessoas, com nove delegados que vão participar no próximo dia 8 de junho da assembleia em Vacaria e que vão estar definindo as prioridades, Nós, COREDE, vamos apoiar especialmente os projetos: o reaparelhamento da segurança pública, além de projeto ligado a área da Saúde com reaparelhamento para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira", finalizou Dala Santa.
Deixe seu comentário