logo RCN

Tarde de Campo reúne agricultores em Esmeralda

Com foco para os produtores de gado leiteiro e também para os produtores de gado de corte que buscam alternativas para melhorar a qualidade de suas pastagens

 A Emater– RS/ Ascar em parceria com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Esmeralda, na intenção de levar até os agricultores informações de importância para o aperfeiçoamento da agricultura e pecuária do município, realizou na quarta - feira do dia 25/02 uma tarde de campo na propriedade do produtor Jovir Fachinello, com foco para os produtores de gado leiteiro e também para os produtores de gado de corte que buscam alternativas para melhorar a qualidade de suas pastagens.

Durante a tarde os agricultores puderam transitar por 3 estações, que abordaram diferentes pontos sobre a produção de pasto.
A primeira estação mostrou aos agricultores a importância da adubação para as pastagens, nessa parcela demonstrativa foram comparadas diferentes formas de adubação. De acordo com o Eng. Agrônomo Gustavo José Bonotto, “é importante que sempre ocorra a reposição dos nutrientes exportados do solo pelas as plantas”, destacou o engenheiro enfatizando que o adubo orgânico, encontrado dentro das propriedades com um menor custo, é uma alternativa para reposição dos nutrientes do solo melhorando a qualidade das pastagens.
A segunda estação tratou exatamente sobre forma com que o esterco dos animais, deve ser conduzido até se tornar um adubo capaz de ser aproveitado nas pastagem. Assim como ocorre na propriedade do Sr. Jovir Fachinello. Para os técnico da EMATER: “a Esterqueira é o melhor método para transformar o esterco em adubo, tendo como função curtir o esterco, fazendo com que as moléculas sejam quebradas e possam ser facilmente absorvidos pelas plantas”. Além dessa função, a esterqueira serve também para evitar que esse material, sem curtimento, possa contaminar o solo e as fontes de água.
Na terceira etapa da tarde de campo os agricultores, puderam ver de forma prática em duas pequenas parcelas demonstrativas, a altura em que os animais devem entrar na pastagem e em qual altura devem sair, para que não haja dano nas pastagens devido ao pastejo intenso. De acordo com Zootecnista Jaime Ries, “a entrada dos animais nas pastagens não deve anteceder os 30 cm e a saída deve ocorrer quando a pastagem ainda possua em torno de 10 cm, para que as plantas tenham reservas suficientes para seguirem o crescimento com boa qualidade”, enfatizou.
Para o pecuarista Jovir Fachinello a adoção do uso da esterqueira e a utilização do esterco curtido melhorou a qualidade das pastagens e diminuiu os custos com aquisição de adubos, além de melhorar a higiene dos locais onde os animais  circulam.
 
Abdon Batista terá feira do peixe vivo nesta sexta Anterior

Abdon Batista terá feira do peixe vivo nesta sexta

Música e diversão no 3º Encontro de Som Automotivo Próximo

Música e diversão no 3º Encontro de Som Automotivo

Deixe seu comentário