logo RCN

Viúva de Luiz Henrique da Silveira se emociona com homenagem ao parlamentar

Ivete Appel da Silveira esteve presente na cerimônia de abertura do 43º Congresso da Adjori/SC e V Encontro Nacional de Jornais.

 Na noite desta sexta-feira (19) começou o 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e V Encontro Nacional de Jornais do Interior do Brasil. A cerimônia de abertura teve início com um pronunciamento do presidente da Adjori Brasil e da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi. Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-senador Luiz Henrique da Silveira, esteve presente e recebeu homenagens.

Além de Gobbi a mesa foi composta pelo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas; pelo secretário de Estado da Comunicação, Valter Bier, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo; pelo vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomércio Paraná, Darci Piana; pelo presidente do BRDE, Neuto de Conto; pelo senador Paulo Bauer; pelo presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Mauro Mariani; pelo presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, deputado federal Pedro Uczai; pelo presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori; e pela senhora Ivete Appel da Silveira.

“É incontestável que nunca antes, na História da Comunicação, o mundo tenha passado por uma revolução tão grande como neste momento. Tudo muda em alta velocidade e as leis que regiam a Mídia e o Mercado no ano passado já mudaram neste ano de 2015. E vão mudar novamente em 2016. Para muitos, essa revolução é sinônimo de crise. Para nós, Jornais do Interior, ela deve significar oportunidade”, disse Gobbi.

Em seguida o presidente prestou uma homenagem a Luiz Henrique da Silveira “Luiz Henrique como Governador de Santa Catarina, percebeu a importância do Jornal do Interior e das entidades do Trade de Comunicação como organizadoras desse enorme segmento. Ele valorizou os Jornais do Interior, apoiou-se neles para informar as comunidades que elas passavam a decidir as suas prioridades e ter maior autonomia com relação ao Poder Central, na Capital”.

Após a homenagem foi feito um momento de silêncio em memória do ex-senador e Gobbi entregou um buque de flores para Dona Ivete, que estava visivelmente emocionada.

Além disso o premiação dos jornais passa a se chamar Prêmio Adjori de Jornalismo – Troféu Luiz Henrique da Silveira.

Pronunciamentos

O primeiro a falar foi o senador Paulo Bauer, que lembrou da gentileza de LHS e representou os outros dois senadores catarinenses, Dalírio Beber e Dário Berger. “Nossas ações repercutindo em cada cidade, em cada vila, em cada indústria, em cada comunidade. Isso só é possível por causa de vocês, Jornais do Interior”.

Neuto de Conto, presidente do BRDE disse que essa é uma oportunidade de ver uma organização como a Adjori trazer para Santa Catarina um evento que faz a condução das ações que a sociedade tanto precisa.

José Caramori, presidente da Fecam e prefeito de Chapecó disse: “Nós prefeitos queremos reconhecer o valor e a importância dos jornais do interior, pois é lá que tudo acontece. A mídia regional presta um serviço social, que mostra a notícia pontual, o que os gestores estão fazendo nas suas cidades. Isso faz com que nós sejamos mais produtivos, e saibamos o que acontece no todo”. 

Pedro Uczai afirmou que a Frente Parlamentar tem 4 objetivos para os próximos 4 anos, “neles queremos dialogar com os jornais do interior, dialogar sobre política com a sociedade brasileira. Pretendemos debater com a mídia regional, queremos discutir os meios de comunicação do interior. Estamos aqui para ouvi-los”. 

Mauro Mariani chamou a atenção para o número de informações atualmente “Em tempos em que o cidadão é bombardeado de informações pelas mídias sociais, muitas vezes duvidosas, e que a grande mídia tem certas tendências, nos resta apostar a imprensa do interior. Por isso a importância dos veículos do interior”.

Gavazzoni disse que a informação prestada por cada jornal é um serviço prestado a sociedade e a nós políticos. “É assim que ficamos sabendo o que acontece em cada município, em cada comunidade”.

Valter Bier afirmou: “Entendo muito bem o desafio dos jornais do interior, entendo quando o presidente Gobbi vem me falar que é preciso mais recursos. O jornal do interior é uma fortaleza diversificada. Vocês representam as comunidades, e é a partir de vocês que conseguimos enxergar melhor esses lugares, é o fortalecimento da democracia”.

O congresso tem como apoiadores a CNC, o Governo do Estado (Secom e Santur), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Aurora Alimentos e a Gran Mestri (Cedrense). A Gráfica Riosul, o Costão do Santinho Resort, a Arte Máxima Troféus, a Suita Sistemas e a Leboss Delicatessen são parceiros deste evento.

Celso Ramos se classifica para etapa estadual dos Joguinhos Abertos de SC Anterior

Celso Ramos se classifica para etapa estadual dos Joguinhos Abertos de SC

?Como o Brasil vê seu interior? é tema de palestra no Congresso da Adjori Próximo

?Como o Brasil vê seu interior? é tema de palestra no Congresso da Adjori

Deixe seu comentário