Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Workshop mobiliza todos os municípios da Serra Catarinense
Mais de 80 pessoas representantes dos 18 municípios da região da Amures participaram na manhã desta quarta-feira (20), da programação do Workshop Identidade Cultural - Serra Catarinense. O evento no auditório do Centro Tecnológico da Uniplac, teve com um dos grandes momentos, a palestra sobre Identidade Cultural na Região Serrana com o professor Geraldo Locks e participação do Analista de Cultura SOL e Secretário do Conselho Estadual de Cultura, Rosivaldo Flausino.
O prefeito de Lages Antônio Ceron destacou em sua fala, a importância do evento para a integração da Serra Catarinense e disse que o maior desafio é transformar o turismo e as ações de cultura em atividade econômica. Para o prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel, que representou o presidente da Amures Antônio Zilli, o Workshop terá papel importante no resgate da cultura e das tradições como instrumento de fomento do turismo.
"Esse encontro ajudará a valorizarmos nossa cultura, nossa tradição as nossas coisas da maneira como são. E será importante elo para integrar nossas ações", comentou Vilmar Neckel. A mesa de autoridades foi composta ainda, pelo reitor da Uniplac Luiz Carlos Pfleger, coordenador do Sebrae/Lages Altenir Agostini e o diretor de Políticas Integradas do Lazer Jorge Douzan, que representou o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Tufi Michreff Neto.
Em sua manifestação Jorge Douzan colocou a secretaria de Estado a disposição para ajudar os municípios na estruturação do turismo e lembrou que as ações turísticas pode ser uma importante ferramenta para reverter os índices que apontam a Serra Catarinense com os piores indicadores sociais do Estado.
Douzan apresentou a metodologia que será usada no Workshop nesses dois dias e lançou o desafio de ações que vão além do planejamento. "Temos de sair do papel e chegar as ações práticas. Só assim conheceremos de fato os erros e acertos", destacou lembrando que o Sebrae é uma importante instituição nessa trajetória dos empreendedores do turismo.
Exposições e cases no evento
O Workshop Identidade Cultural Serra Catarinense é um modelo que deve ser adotado em outras regiões do Estado. Acontece numa parceria da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Amures, com apoio de várias entidades como Sebrae, Consórcio Serra Catarinense - Cisama, Uniplac, Udesc, MTG, Conserra, Epagri, Instituto Federal - Ifesc e Orion Parque.
Na programação da manhã desta quarta-feira foram apresentados vários cases de sucesso ligados à cultura e o turismo da região. Também chamou a atenção os produtos servidos no café típico serrano, produzidos por uma associação de mulheres do município de Rio Rufino denominada Morenas do Divino.
A exposição de produtos típicos regionais com mel, artefatos em vime, vestimentas tradicionalistas e dentre outros, artesanato de subprodutos da celulose encantou os visitantes do workshop.
Durante a tarde, a palestra de Paul Coudenys será um dos grandes momentos, pois é pioneiro em cavalgadas internacionais e co-fundador e presidente da ALATCE; Associação Latino-Americana de Turismo e Cultura Equestre.
Coudenys fala seis línguas, ama a vida e o bom humor e é uma pessoa muito sociável e sabe como ninguém, guiar uma aventura equestre. Nascido na Bélgica começou carreira como ferrador de cavalos e aos 21 anos fez uma viagem de mochilão pelo mundo. Cavalgou em 53 países diferentes e é talvez a pessoa mais experiente do mundo neste segmento. Em 2010 decidiu mudar-se para o Sul do Brasil.
Deixe seu comentário