Curso aconteceu nos dias 29 e 30 de maio
Estiveram reunidos na Câmara Municipal Vereadores de Celso Ramos nos dias 29 e 30 de maio, o secretário de agricultura Vanderlei Oliveira e sua equipe técnica, juntamente com agricultores do município para um curso de conservação do solo, ministrado pelo engenheiro agrônomo Gilsonei Duarte.
Na primeira parte do curso os agricultores relataram a situação dos solos do município. Baseado nas informações repassadas, o agrônomo pode direcionar os trabalhos e temas do curso.
Segundo Gilsonei o planejamento técnico antecipado é importante para a conservação do solo. É preciso conhecer todo o processo de produção, não adiantando trabalhar somente a parte problemática. O agricultor deve considerar também os custos envolvidos e preços pagos pelo mercado, pois a falta de retorno financeiro é um dos principais motivos de abandono das terras sem cobertura vegetal.
Ainda segundo ele, a agricultura evoluiu quando aprendeu um modo prático de adubar as culturas com os produtos químicos adequados. Porém, hoje enfrenta o problema do aumento da salinidade do solo provocado pelo excesso da adubação. A erosão causada pela chuva diminui o potencial produtivo do solo.
O problema pode ser evitado reduzindo a velocidade de escoamento com a utilização de barreiras, curvas de nível, terraços e outros artifícios baseados em levantamentos topográficos da área e projeto feito por técnico.
A adubação verde é outro fator que consiste basicamente em plantar uma cultura que não se aproveita economicamente, objetivando apenas, manter o solo coberto diminuindo a erosão entre os períodos de plantio comercial ou linhas de culturas permanente, destacou o agrônomo.
No segundo dia de curso, na parte da manhã, os participantes foram levados para conhecer o sistema de coleta de lixo do município e as práticas de produção de compostagem. Na parte da tarde realizaram a prática de curvas de nível e coleta de solo.
A Secretaria Municipal de Agricultura agradece a presença e o trabalho de todos os envolvidos.
Deixe seu comentário