logo RCN

Bovinocultura do leite foi tema discutido em Pinhal da Serra

Produtores aprenderam técnicas de manejo e irrigação para garantir rentabilidade e qualidade leiteira

 Cerca de 120 produtores dos municípios de São José dos Ausentes, Bom Jesus, Monte Alegre, Vacaria, Muitos Capões, Campestre da Serra, Esmeralda e Pinhal da Serra participaram do 1º Encontro Técnico de Bovinocultuta de Leite e Irrigação, realizado na terça - feira (24) na Câmara de Vereadores do município de Pinhal da Serra.

O encontro organizado pela Emater do município em parceria  com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, trouxeram aos  produtores temas relevantes como a qualidade do leite, importância da irrigação na agricultura familiar, os programas estaduais disponibilizados através do Governo do Estado entre outros assuntos voltados a irrigação e produção leiteira. 
O destaque do encontro ficou por conta da palestra do engenheiro agrônomo  José Enoir Daniel, o qual é coordenador do programa estadual de Irrigação da Emater. José Enoir enfatizou a importância de se investir no método de irrigação tanto na produção de pastagens para leite quanto para corte. “Temos um clima em que o inverno é de muita chuva e o verão seco e isso obriga os produtores a investir em silagem nos períodos de estiagem, o que gera altos custos e perda de produção”, comentou o agrônomo destacando também que as formas de solucionar o problema é investir em reservatórios de água, como exemplo os açudes; investir em sistemas de irrigação e para isso é necessário o apoio técnico, e a Emater está apta a atender os produtores. Para esta finalidade o governo do estado do Rio Grande do Sul apresenta o programa “Mais Água, Mais Renda”, o qual visa a expansão da agropecuária irrigada.
Outra palestra de relevância foi proferida pelo responsável pela bacia leiteira da região dos Campos de Cima da Serra e Caxias, Jaime Eduardo Ries, o qual destacou a qualidade do leite desde a higiene, formas de ordenhamento, cuidados com resfriadores  e procedimentos que facilitem o dia a dia do produtor. “Nosso trabalho é de orientar e apresentar técnicas que facilitem o manejo e garantam a qualidade do produto final, o qual chega até os consumidores”, comentou Jaime.
As pastagens também foram tema de discussão, e apresentado maneiras de melhoramento para garantir qualidade no produto e maior rentabilidade aos produtores.
Agricultores participaram de curso sobre conservação do solo Anterior

Agricultores participaram de curso sobre conservação do solo

Próximo

Assistência social orienta municípios sobre repasse de recursos estaduais

Deixe seu comentário