Produtores aprenderam técnicas de manejo e irrigação para garantir rentabilidade e qualidade leiteira
Cerca de 120 produtores dos municípios de São José dos Ausentes, Bom Jesus, Monte Alegre, Vacaria, Muitos Capões, Campestre da Serra, Esmeralda e Pinhal da Serra participaram do 1º Encontro Técnico de Bovinocultuta de Leite e Irrigação, realizado na terça - feira (24) na Câmara de Vereadores do município de Pinhal da Serra.
O encontro organizado pela Emater do município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, trouxeram aos produtores temas relevantes como a qualidade do leite, importância da irrigação na agricultura familiar, os programas estaduais disponibilizados através do Governo do Estado entre outros assuntos voltados a irrigação e produção leiteira.
O destaque do encontro ficou por conta da palestra do engenheiro agrônomo José Enoir Daniel, o qual é coordenador do programa estadual de Irrigação da Emater. José Enoir enfatizou a importância de se investir no método de irrigação tanto na produção de pastagens para leite quanto para corte. “Temos um clima em que o inverno é de muita chuva e o verão seco e isso obriga os produtores a investir em silagem nos períodos de estiagem, o que gera altos custos e perda de produção”, comentou o agrônomo destacando também que as formas de solucionar o problema é investir em reservatórios de água, como exemplo os açudes; investir em sistemas de irrigação e para isso é necessário o apoio técnico, e a Emater está apta a atender os produtores. Para esta finalidade o governo do estado do Rio Grande do Sul apresenta o programa “Mais Água, Mais Renda”, o qual visa a expansão da agropecuária irrigada.
Outra palestra de relevância foi proferida pelo responsável pela bacia leiteira da região dos Campos de Cima da Serra e Caxias, Jaime Eduardo Ries, o qual destacou a qualidade do leite desde a higiene, formas de ordenhamento, cuidados com resfriadores e procedimentos que facilitem o dia a dia do produtor. “Nosso trabalho é de orientar e apresentar técnicas que facilitem o manejo e garantam a qualidade do produto final, o qual chega até os consumidores”, comentou Jaime.
As pastagens também foram tema de discussão, e apresentado maneiras de melhoramento para garantir qualidade no produto e maior rentabilidade aos produtores.
Deixe seu comentário