As fortes chuvas da semana passada causaram transtornos em muitas cidades e na região o problema apresentado foi no lago da Usina Garibaldi, onde alguns locais não esperados pela comunidade foram alagados.
Diante da situação em que a população falava de um possível erro topográfico, o diretor presidente da Triunfo Rio Canos, Carlos Henrique Scalco, emitiu uma nota explicativa do problema.
Importante dizer que essa sobrelevação do nível do reservatório é temporário, e que se fez sentir com mais intensidade nesses dias por conta das fortes chuvas que caíram na região, e que levaram a vazões excepcionais para essa época do ano. O Rio Canoas chegou a apresentar em agosto de 2013 vazões da ordem de 1600m3/s, quando a máxima medida desde 1931, quando iniciaram as medições de vazão, foi de 1458 m3/s. Somando-se essa cheia excepcional ao fato de que as Comunidade Ponte Canoas, em São José do Cerrito, estão localizadas na parte final do reservatório, é possível compreender porque houve esse nível de água mais alto.
O estudo de remanso, que é a simulação dos níveis da água ao longo do reservatório, se baseia em aproximações teóricas para estimar esses níveis de água. Agora com o enchimento, a Triunfo Rio Canoas está procedendo o refinamento deste estudo com dados reais. Esse procedimento é padrão em todos os reservatórios, e serve para prever com exatidão o comportamento do reservatório. O efeito do remanso é mais sentido no final do reservatório, região em que ocorre a transição do comportamento do rio, que chega com velocidade e encontra o lago, com velocidade bem menor, momento em que ocorre a elevação do nível da água. Com esse refinamento, a Triunfo Rio Canoas terá condições de reavaliar nessa região as propriedades que sofreram esse fenômeno, e recompor a área de preservação ambiental.
A empresa já iniciou os levantamento topográficos para recompor a APP(Área de Preservação Permanente) nas propriedades afetadas, e espera até o final deste mês ter concluído a aquisição dessa áreas. Importante lembrar que das 549 propriedades que compõem o reservatório, foram identificadas 7 propriedades afetadas pela sobrelevação do nível, todas na região da Ponte Canoas, que é o final do reservatório, situação que já era esperada.
Deixe seu comentário