Na série de entrevistas do Jornal Correio dos Lagos , nesta edição o município de Capão Alto é destaque.
Capão Alto é o município que abre a Região dos Lagos e como os demais da Região, cresce e apresenta resultados positivos. Num balancete dos dois primeiros anos de administração, o prefeito Luiz Carlos Alves de Freitas apresenta algumas de suas principais obras e investimentos e aponta as melhorias que pretende fazer durante os próximos dois anos.
Correio dos Lagos – Como o senhor avalia esses dois anos de administração?
Luiz Carlos Alves de Freitas - Os dois primeiros anos foram bons. No primeiro ano colocamos a casa em ordem e fomos estruturando a Prefeitura. Estamos em dia com as contas e fechamos o ano de 2014 com saldo positivo.
Correio dos Lagos – Quais foram as principais aquisições nestes dois primeiros anos?
Luiz – Fechamos esses dois primeiros anos de mandato com a aquisição de 4 novas patrolas, um rolo compactador, dois micro-ônibus, uma máster, um Kango, uma Doblô e uma Saveiro, que foram distribuídos entre as secretarias. Dos dois micros um será destinado ao odontomóvel. Das seis patrolas duas serão leiloadas, além de seis caçambas que fazem parte da frota de veículos do município.
Correio dos Lagos – Dentre as principais obras realizadas, quais o prefeito destaca como prioritárias?
Luiz – A construção do Centro de Eventos é uma obra que busco comentar, pois hoje o município já possui um local próprio para a realização de eventos em grandes proporções e está em fase de conclusão com 80% da obra pronta.
A construção da Capela Mortuária que encontra-se em fase de conclusão também é uma importante obra, uma vez que o município passa a ter um local apropriado para acomodar seus entes queridos numa das horas mais difíceis.
A construção da nova Unidade de Saúde, a qual já possui 40% da obra concluída e tem expectativa de entrega a população em julho deste ano, além da construção da academia ao ar livre que já está licitada e trará benefícios para a saúde da população.
A saúde é um fator que buscamos dar atenção especial e para isso estamos concluindo a estação de tratamento de esgoto e aguardando para iniciarmos o saneamento básico no município, uma obra primordial para melhorar a qualidade de vida de nossa população.
A casa do Mel é outra obra já entregue a Associação Apromel e com apoio de empresas da Região foi possível realizar o sonho dos apicultores do município. A estrutura física está pronta, faltando agora equipar o local para que em breve os associados possam beneficiar seus produtos.
Correio dos Lagos – Na educação, quais são os projetos anunciados?
Luiz – Na educação já concluímos a construção da quadra coberta na escola Belisário José Luiz, a qual deverá ser inaugurada nos próximos dias. Vamos construir mais duas escolas. Com recursos que ultrapassam um milhão de reais iremos construir oito salas de aula, que irão pertencer a escola Valmor e será construída ao lado da creche municipal e mais seis salas de aula na escola Belisário, o que irá garantir melhor qualidade no espaço físico, melhorando assim a qualidade no ensino, além de dar continuidade aos projetos já existentes.
Correio dos Lagos – A agricultura é o carro chefe dos pequenos municípios. O que está sendo realizado neste setor?
Luiz – Este setor recebe total apoio da administração. Além do apoio a Apromel, o qual incentiva os agricultores na produção do mel, os associados que investiram na produção de morangos também recebem apoio da administração. Recentemente foram realizadas terraplanagem nas lavouras, além do repasse de recursos para associações de microbacias no valor de R$ 7.500,00. Este recurso cito a comunidade da Vigia, que irá utiliza - lo para comprar uma grade aradora.
Correio dos Lagos – Um dos grandes problemas enfrentados pelo município é a extensa área territorial, e por isso a grande quantidade de quilômetros de estradas. Como está a manutenção das vias?
Luiz – Estamos constantemente trabalhando na manutenção das estradas, sentimos um grande problema para conseguir cascalho. Trabalhamos com três frentes e em três comunidades diferentes simultaneamente, o que agiliza. Hoje nossas equipes estão trabalhando nas estradas da Lagoa Grande, Passo do Boi e voltamos a trabalhar na antiga BR 2 Km 14 até a comunidade de Santo Cristo.
Correio dos Lagos – Neste ano o município realizará a Festa da Paçoca, quais as expectativas?
Luiz – O Parque de Eventos está sendo estruturado. Temos uma cancha de excelente qualidade e construímos novas mangueiras. Temos o Centro de Eventos que suporta a realização de bailes e outras ações, estamos melhorando o visual e para isso construímos com recursos próprios o asfalto que dá acesso a sede da Adrel e da Casa do Mel e nossa projeção é construir uma pista de caminhada ao redor do açude que se encontra dentro do parque, o que irá garantir um espaço de lazer e para prática esportiva. Nossa expectativa quanto a Festa da Paçoca é grande, uma vez que iremos realizar uma única festa, então queremos agradar a todos os capão-altenses e visitantes.
Deixe seu comentário