A opinião pública foi o enfoque da conferência que buscou ouvir as necessidades da população.
A terça-feira (13) foi de avaliação e planejamento para a saúde do município de Esmeralda. Realizada no plenário Luiz João Mondadori, a II Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Todos somos responsáveis pela saúde”, que segundo o secretário de saúde do município, Edson Gasperim, foi escolhido durante reunião com o conselho municipal da saúde e é de grande abrangência, abrindo um leque de reflexões sobre essa área em Esmeralda.
A primeira conferência foi realizada no ano de 2011. Neste ano o objetivo principal do evento foi ouvir a população. “Este encontro é muito importante pois coloca a participação da população nas políticas públicas, na verdade é o cidadão que tem acesso direto a Unidade Básica de Saúde que sabe o que deve ser melhorado, e essa participação popular é fundamental”, enfatizou o secretário.
A programação incluiu coffee break, apresentação cultural com alunos da escola Nicanor Kramer da Luz e palestras com a representante da 5ª Coordenadoria de Saúde de Caxias do Sul, Ana Maria Stédille Schneider, a qual abordou o tema central da conferência e enfatizou a importância da realização do evento para a elaboração do plano municipal de saúde, o qual se unirá aos planos dos demais municípios do estado e formar um só documento, que apresentará as necessidades de cada município. A palestrante parabenizou as pessoas presente que são os responsáveis pela saúde do município.
Para o prefeito Ailton de Sá Rosa a conferência é muito importante e destacou que a saúde de Esmeralda está bem perante aos outros municípios. “Participamos de reuniões a nível de região e estamos certos de que a saúde de Esmeralda está entre as melhores e com certeza essa conferência vem para somar melhoria para nossa saúde cada vez mais. Entendemos que colhendo a opinião da população faremos uma boa administração indo ao encontro de suas expectativas e necessidades”, frisou o prefeito.
No período da tarde outras palestras foram realizadas com enfoque para a situação da saúde do município, proferida pela enfermeira Naiana Moreira e a utilização racional de medicamentos que teve como palestrante o farmacêutico Luciano Marques Borges.
Para encerrar o evento foram apresentadas as propostas colhidas durante a conferência e escolhidos os delegados que representarão o município nas próximas conferências estaduais.
Deixe seu comentário