Gestão e financiamento de assistência social fizeram parte dos assuntos apresentados
O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a secretaria municipal de assistência social do município de Cerro Negro realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social na quinta -feira, 01 de agosto, com o tema “Gestão e financiamento do SUAS”, (Sistema Único de Assistência Social), que organiza os serviços socioassistenciais seguindo modelo de gestão participativa na articulação dos esforços e recursos dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) para executar e financiar a PNAS (Política Nacional de Assistência Social).
A Conferência, foi realizada nas dependências da Escola Básica Professora Otilia Ulyssea Ungaretti, onde foram debatidas e avaliadas as políticas de assistência social do município a partir da conferência de 2009. Participaram do evento 63 pessoas, sendo usuários, trabalhadores da política de assistência social, conselheiros das políticas públicas, prefeita Sirlei, secretários, diretores, vereadores , entidades de assistência social e a população em geral.
O palestrante e assistente social da AMURES, Lauro Francisco dos Santos, destacou as mudanças pelas quais o SUAS passou nos últimos oito anos. Disse também que a conferência é uma oportunidade que a sociedade tem para entender melhor como funciona a rede e também sugerir mudanças. “O município está muito bem com uma equipe bem estruturada, uma prefeita dinâmica e preocupada com as questões sociais. Tenho certeza que da região sairá uma grande carta de reivindicações”, enfatizou Lauro.
Após a palestra principal vários temas dos seis eixos foram propostos e discutidos nos grupos . Em seguida foi realizada a eleição de quatro delegados (dois representantes do poder público e dois da sociedade civil).
Os delegados vão levar as propostas aprovadas no município à Conferência Estadual e debater as propostas estaduais na Conferência Nacional.
A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de debate coletivo, onde toda a comunidade tem a oportunidade de participar e discutir sobre o atendimento e o uso do SUAS.
Deixe seu comentário