A nova estação meteorológica foi instalada junto ao CEDUP no mês de abril e já auxilia o município no que diz respeito ao acompanhamento climático local.
De acordo com Juliano Mecabô, que é o secretário de agricultura municipal e também coordenador da Defesa Civil em Abdon Batista, o município recebeu os novos equipamentos graças a um convênio entre Secretaria de Agricultura, Epagri e Ciram, num valor estimado de R$ 80 mil.
Para a escolha do local onde a estação seria instalada foi levado em consideração a localização geográfica privilegiada do terreno em função da boa altitude, o que oferece condições adequadas para o monitoramento climático. Outro fator importante para esta escolha foi a proximidade com o CEDUP, que no próximo ano estará oferecendo os cursos técnico em agropecuária e gestão de agronegócios, onde os alunos poderão utilizar das previsões em seus estudos e acompanhar de perto o funcionamento da estação.
A nova estrutura já está em funcionamento e é responsável pelo registro de temperatura e umidade relativa do ar, molhamento foliar e precipitação. Tudo isto é realizado por transmissão de informações via sinal de celular ao banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis.
Além de apoiar os produtores rurais da região, os dados da previsão realizada pela estação já serve como auxílio à Defesa Civil Municipal em ações preventivas e na coleta de dados para a comprovação de uma eventual situação de emergência.
Os dados podem ser acessados via internet no site do Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br) no monitoramento on-line, ou no Agroalertas.
Deixe seu comentário