Rodovia completou dez anos no mês de janeiro
Dez anos após ser inaugurada a pavimentação da rodovia SC 390, no trecho de cinquenta quilômetros que liga os municípios de Campo Belo do Sul e Anita Garibaldi, os benefícios proporcionados são significativos.
Além de facilitar o acesso às cidades e o escoamento da produção agrícola, o asfalto pôs fim à poeira, à lama e aos buracos que faziam desse trecho da rodovia um verdadeiro calvário. Permitiu ainda que os estudantes de Anita Garibaldi e Cerro Negro pudessem se deslocar diariamente para Lages a fim de frequentar a universidade.
A pavimentação da SC 390 foi uma conquista relevante para a Região dos Lagos, especialmente para Anita Garibaldi, até então a única comarca do Poder Judiciário de Santa Catarina sem acesso asfáltico. A execução da obra, inaugurada em 17 de janeiro de 2004, deve-se muito à implantação da Usina Hidrelétrica Barra Grande, cuja construção previa a contrapartida do governo catarinense, que investiu cerca de R$ 20 milhões na pavimentação do trecho.
O acesso asfáltico contribuiu para o desenvolvimento de Anita Garibaldi. Empreendimentos como a Usina Hidrelétrica Garibaldi e a unidade fabril da Bella Janela se instalaram na região atraídos pela facilidade de deslocamento. A pavimentação da SC 390 também mobilizou os moradores a reivindicar novos acessos, um deles já concretizado: o trecho que liga Anita Garibaldi até cidade de Pinhal da Serra, passando por cima da barragem da Usina Hidrelétrica Barra Grande, pavimentado pela BAESA e inaugurado em junho de 2009. A nova reivindicação é o trecho Anita Garibaldi-Celso Ramos, já confirmado pelo governador Raimundo Colombo, mas ainda sem data para começar.
Deixe seu comentário