Educação Municipal tem se destacado no Estado do Rio Grande do Sul
Pinhal da Serra é o primeiro município do Rio Grande do Sul em investimentos na área de Educação, aplicando desde 2009, aproximadamente 32% por ano, do orçamento municipal. Esse investimento é de R$ 2.245,00 per capita, transformando a educação do município na área pedagógica e proporcionando à comunidade várias atividades alternativas que complementam o trabalho escolar, contribuindo para a formação cidadã dos jovens, que são o futuro do município.
Com isso, o município proporciona as melhores condições possíveis para o desenvolvimento do trabalho nas escolas, com apostilas, material pedagógico, ginásio de esportes, além de ser proporcionado a todos os alunos da rede municipal uniforme, tênis e mochilas. O Município possui também uma sala de recursos com toda a estrutura necessária para que os professores que nela trabalham possam fornecer com qualidade uma educação inclusiva àqueles alunos que tem o tempo diferente de aprender em salas de aula regulares, tendo assim condições de construir o seu conhecimento.
Essa sala de recursos foi normatizada pelo Conselho Municipal de Educação e todo o material disponível foi adquirido com recursos próprios do município.
Foi criado, em 2009, uma sala multisseriada com alunos que estavam com defasagem idade/série e que agora já estão nas devidas turmas. Também foi criado a EJA – Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 8º ano, no qual o Município oportunizou a Jovens e Adultos a conclusão do ensino fundamental.
O plano de carreira municipal foi reestruturado com a participação efetiva dos professores, sendo realizado também o plano pedagógico das escolas, e proporcionado a formação continuada aos profissionais de educação, participação em eventos da área e divisão das turmas com média de quinze alunos cada.
Em 2010, foi realizado concurso público no município onde nomeados dezesseis professores, além de uma psicopedagoga, nutricionista, motoristas para o transporte escolar e auxiliares de serviços gerais, que juntamente com servidores da área da saúde como fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga e dentista, oferecem todas as condições possíveis para a comunidade escolar, com um atendimento diferenciado e de qualidade.
Também foi investido no transporte universitário gratuito para Vacaria e Lages, beneficiando em torno de oitenta universitários, e o Município está subsidiando auxílio financeiro a alunos que frequentam cursos técnicos profissionalizantes de ensino médio na área de agropecuária em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e ainda realiza o transporte escolar até o Município de Esmeralda a alunos que frequentam em turno contrário ao do ensino médio, curso do PRONATEC em Agropecuária.
A Secretaria de Educação apoia também com transporte, a realização do campeonato municipal de futsal, as seleções de voleibol feminino, futsal masculino, feminino e infantil que representam o município na região dos lagos e Amucser.
É proporcionado também aos alunos, viagens para complemento do trabalho pedagógico bem como viagens de lazer e entretenimento. Foram reestruturadas as linhas do transporte escolar do dia e da noite, aumentando o número de linhas de transporte, diminuindo assim o tempo que os alunos ficavam viajando. Foram adquiridos novos ônibus com recursos próprios e realizado convênio com o programa Caminho da Escola, permitindo com isso melhores condições de acessibilidades às escolas do Município e Estado.
Todo esse trabalho trouxe para a educação do município uma transformação, diz o secretário de educação Jader do Prado. “Do ano de 2009, quando iniciamos junto com a atual administração, até o ano 2012, o índice de reprovação baixou muito, alcançando 2%, o que nunca havia ocorrido. Acreditamos que isso ocorreu, devido a implantação do projeto de atividades alternativas junto com as condições para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, no qual é proporcionado para a comunidade escolar: aulas de música, coral, instrumento, danças rítmicas, invernada artística, orquestra de câmera, flauta, skaleta, escolinha de futsal e vôlei, criação da banda municipal, num conjunto de atividades que oportuniza aos alunos desenvolverem-se dia após dia, com as melhores condições. Isso nos deixa contente, mas todos os dias precisamos nos desafiar para buscarmos mais ações para melhorar a educação. Pois o trabalho é da administração de Pinhal da Serra, que conta com a contribuição de todos os servidores e das nossas escolas, que contribuem para que este trabalho tenha alcançado este patamar tão importante dentro do Estado”, disse o secretário.
Deixe seu comentário